Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2009 - 11h02

Lula diz que a fome é "a mais terrível arma de destruição em massa"

Publicidade

da Ansa, em Roma

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez hoje uma crítica aos líderes mundiais, em seu discurso na Cúpula Mundial sobre Segurança Alimentar, e afirmou que a fome "é a mais terrível das armas de destruição em massa".

O presidente, que participa do encontro na sede da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), em Roma, considerou que os líderes mundiais "não hesitaram" ao gastar bilhões de dólares para salvar os bancos, enquanto apenas metade desta quantia bastaria para controlar a emergência alimentar.

Lula, que foi premiado pela ONG ActionAid Internacional pelos bons resultados de seu programa de combate à fome, também alertou que é fundamental que os países desenvolvidos cumpram os "compromissos assumidos" e enfatizou que a luta contra a fome não será vencida sem uma mudança, sem uma proposta de cooperação.

Segundo o presidente brasileiro, parece também que muitos líderes perderam "a capacidade de se indignar" diante da fome e da pobreza.

O mandatário chegou no último sábado a Roma para participar da Cúpula da FAO, que vai de hoje até a próxima quarta-feira. No evento, ele deve ainda falar sobre o programa "Fome Zero", apresentando os resultados conquistados por seu governo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página