Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2004 - 13h13

TSE registra substituição de 215 urnas em todo o país

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) registrou, até as 12h, a substituição de 215 urnas eletrônicas nos 19 Estados onde ocorrem eleições municipais em segundo turno.

São Paulo tem o maior número de urnas substituídas, num total de 102 aparelhos. O Rio de Janeiro foi o único Estado até o momento a substituir urnas eletrônicas pelo voto manual. Três seções do Rio estão com cédulas de papel.

Apenas na Paraíba, em Pernambuco e no Piauí ainda não foi registrada a ocorrência de troca de urnas, segundo o secretário de informática do TSE, Paulo César Camarão.

Para o TSE, o segundo turno está transcorrendo de forma tranqüila nos 43 municípios onde ocorre o pleito.

Paulo César Camarão considerou natural a troca de urnas eletrônicas para o voto manual no Rio de Janeiro e diz acreditar que isto tenha ocorrido por uma estratégia do TRE do Rio.

O TSE mantém sua expectativa de que 95% dos votos de todo o Brasil estejam apurados até a meia-noite de hoje. Camarão disse que pode até ocorrer uma surpresa. "Podemos ser agradavelmente surpreendidos e ter um percentual maior do que este apurado até meia-noite."

O secretário de informática do TSE afirmou que as substituições de urnas não vão representar um atraso na apuração. No tribunal, a expectativa é de que Estados como Paraná e Santa Catarina tenham encerrado a apuração às 19h.

Leia mais
  • Rio tem 40 urnas substituídas
  • TRE substitui 76 urnas em São Paulo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre urnas substituídas
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página