Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2004 - 15h33

Polícia apreende ônibus por suspeita de boca-de-urna em Campos

Publicidade

da Folha Online

Três ônibus foram apreendidos em Campos (280 km do Rio), próximos à casa do ex-governador Anthony Garotinho (PMDB), sob suspeita de boca-de-urna. Cerca de 80 pessoas estavam nos carros. Elas foram detidas pela Polícia Federal e pela Polícia Militar, fichadas e depois liberadas.

Os ônibus vinham do Rio de Janeiro e de Magé [60 km do Rio]. Os eleitores usavam camisas do candidato Geraldo Pudim, do PMDB. Eles foram trazidos pelo secretário de ação social do governo do Estado, Fernando William.

Além disso, três pessoas foram detidas quando tentavam votar com títulos de outros eleitores no município.

Cerca de 300 oficiais do Exército acompanham as eleições em Campos em pontos estratégicos. Garotinho e a governadora Rosinha Matheus (PMDB) circularam pelas zonas eleitorais da cidade durante a manhã.

O candidato do PMDB, Geraldo Pudim, votou na Faculdade de Direito e afirmou que a presença do Exército poderia prejudicar sua candidatura. Segundo ele, seus eleitores poderiam se sentir intimidados com o acompanhamento do Exército. Carlos Campista (PDT) afirmou que a declaração do adversário reflete "pouco apreço pela justiça".

Foi instaurado inquérito sobre a apreensão de R$ 318 mil na sede do PMDB. O Ministério Público pretende pedir a quebra do sigilo do partido.

A Polícia Federal realizou a operação na sede regional do PMDB na sexta-feira, mas só terminou na madrugada de ontem, e foi feita em conjunto com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e o Ministério Público Estadual.

Também foram encontrados títulos de eleitor, documentos e listagens de beneficiários do programa de transferência de renda do governo estadual Cheque-Cidadão, além de 2.200 pulseiras supostamente usadas para compra de votos.

Leia mais
  • Justiça Eleitoral apreende R$ 318 mil na sede do PMDB em Campos

    Especial
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página