Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2004 - 22h13

Eleita sem apoio do PT, Luizianne vê única semelhança com Marta na "cor do cabelo"

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online, em Fortaleza

Eleita sem o apoio do partido no primeiro turno, a futura prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, disse que a sua chegada ao poder e as várias derrotas petistas em cidades importantes obrigarão o PT a repensar o processo político em todo o país.

Ela disse que a derrota do partido em cidades importantes como São Paulo e Porto Alegre desenha um novo mapa político do partido. "A força do PT, que estava no Sul, está se deslocando para o Nordeste. Agora é a nossa hora."

Sobre Marta Suplicy, especificamente, reconheceu divergências do passado, disse que ela é uma mulher de fibra, mas que a única semelhança que vê na prefeita paulista é "a cor do cabelo".

Confira abaixo os principais trechos da entrevista com a prefeita eleita:

Folha Online - Qual foi o PT que venceu a eleição? Foi o PT do presidente Lula ou o PT de Fortaleza?
Luizianne Lins - Foi o PT que nasceu para trazer a luta e a dignidade para o trabalhador e os excluídos. Foi o PT histórico, que não pode trair sua missão histórica de distribuição de riqueza. Esse PT mostra que é possível viabilizar uma parceria com o povo.

Folha Online - A sua vitória significou uma derrota para o governo Lula?
Luizianne - Não foi uma derrota. Foi a expressão da verdadeira política. Mostrou que no momento em que a militância determina uma candidatura, é preciso ouvir o que a militância quer. Mostra que a democracia não é um fim e sim um meio, e que precisa ser exercida.

Folha Online - Como você avalia a derrota do PT em São Paulo e em outras capitais, como Porto Alegre, e até mesmo em cidades consideradas ganhas, como Santos?
Luizianne - [São Paulo] Foi uma perda irreparável. Mostra que é hora de fazer uma avaliação franca e política em todo o país. Temos que refletir sobre o processo político. É o momento de fazer uma reflexão e saber o porquê da derrota do partido em cidades tão importantes. O PT tem que fazer o balanço necessário e se debruçar sobre o desempenho político no país.

Folha Online - Como fica o PT na região Nordeste do país?
Luizianne - Temos agora novos ventos no Nordeste. O Marcelo Déda [eleito prefeito pelo PT em Aracaju] e o João Paulo [eleito em Recife também pelo PT] já vieram aqui para conversar. Combinamos de nos reunir em 15 dias para elaborar um plano comum de apoio para o Nordeste. A força do PT, que estava no Sul, está se deslocando para o Nordeste. Agora é a nossa hora.

Folha Online - Existe alguma semelhança entre você e a candidata Marta Suplicy (PT), derrotada em São Paulo?
Luizianne - A Marta é uma mulher de fibra, uma mulher corajosa. Somos do PT, mas já tivemos grandes divergências. Talvez nossa única semelhança esteja na cor do cabelo.

Folha Online - Como você avalia sua vitória em Fortaleza?
Luizianne - Estamos inaugurando um novo ciclo histórico na cidade. Estamos virando a página de uma determinada forma de administrar para inaugurar um novo ciclo de política. Vamos colocar Fortaleza num outro patamar de civilização política.

Folha Online - Qual será seu primeiro ato como prefeita da cidade?
Luizianne - Vamos colocar em operação o projeto "Fortaleza Bela". Vamos cuidar e proteger a cidade, tapar os buracos, fazer a limpeza de galerias e tentar tirar as populações das áreas de risco. Esse plano será executado de forma emergencial nos primeiros 60 dias de governo.

Folha Online - Para encerrar, você ainda guarda alguma mágoa do PT nacional?
Luizianne - - Não, no meu coração só cabe amor e alegria.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Luizianne Lins
  • Leia mais notícias no especial Eleições 2004
  • Acompanhe em tempo real a apuração em Fortaleza
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página