Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2009 - 08h29

Ex-terrorista radicado no Rio vê risco de morte de Battisti em prisão italiana

Publicidade

SERGIO TORRES
da Folha de S.Paulo, no Rio

Na Itália, o terrorista Cesare Battisti corre risco de morte, afirmou ontem à Folha o empresário italiano Luciano Pessina, que em 1996 teve o pedido de extradição negado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Radicado no Rio, onde é dono do restaurante Osteria Dell'Angolo, em Ipanema, Pessina, 60, lamentou a decisão do tribunal, que qualificou como "péssima" e "absurda".

STF decide pela extradição de Cesare Battisti; veja
Entenda o caso envolvendo o pedido de extradição de Battisti
Veja cronologia do caso Battisti

"A decisão abre uma brecha, porque o Brasil sempre foi um país que deu refúgio a muitas pessoas. Pode ser que outras pessoas refugiadas tenham problemas", disse ele.

Sem detalhar o risco que Battisti correria nas cadeias italianas, Pessina citou, como exemplo, o caso recente de uma ex-militante das Brigadas Vermelhas, Diana Melazzi, que veio a se suicidar na prisão após ser condenada à prisão perpétua.

Risco semelhante afetaria, segundo ele, "as pessoas que são julgadas depois de 30 anos dos acontecimentos só para satisfazer algumas exigências do momento, de um governo que está em crise".

Para Pessina, a argumentação de que Battisti não cometeu crimes políticos não passa de "uma aberração jurídica".

"Mesmo que não concordemos com tudo o que o Battisti fez, o grupo dele, ele é claramente um militante político. Não há como fechar os olhos", disse ele, para quem essa "é mais uma decisão errada do Brasil em termos de política internacional".

O ex-terrorista do grupo clandestino Autonomia Operária disse, em entrevista por telefone, que entende que a Constituição do Brasil vete extradições como a de Battisti. "É para ser extraditado? Não, porque a Constituição brasileira impede a extradição para crimes políticos."

Nas décadas 70 e 80, Luciano Pessina militou na extrema esquerda da Itália. Ele foi condenado três vezes, de 1977 a 1986, por assalto a banco, roubo a mão armada, furto de carro, porte de arma, explosão de bomba, transporte de material explosivo e atuação em bando armado.

Em agosto de 1996, foi preso no restaurante, já então ponto de encontro de intelectuais e empresários do Rio. Foi na Osteria Dell"Angolo, em 2002, que o então candidato à Presidência PT, Luiz Inácio Lula da Silva, bebeu uma garrafa do vinho tinto francês Romanée Conti, que valia, à época, R$ 6.000, paga pelo marqueteiro Duda Mendonça.

O julgamento de Pessina no Supremo ocorreu em fevereiro do ano seguinte. A extradição foi negada por unanimidade pelos nove ministros, que entenderam que os crimes atribuídos cometidos pelo réu na Itália foram de ordem política. Além disso, o italiano era pai de uma brasileira.

Comentários dos leitores
Valentin Makovski (504) 21/01/2010 16h48
Valentin Makovski (504) 21/01/2010 16h48
Poderian jogar ele numa VALETA e cubrir com pedras, assim vai apodrecendo aos poucos.
Este Lixo coronel reformado uruguaio Manuel Cordero Piacentini, deveria ser queimado VIVO.
Piacentini, sos bazura concha de tu madre, espero que el infierno este con las puertas abiertas para tu llegada CTM, CTM,CTM,CTM
sem opinião
avalie fechar
Comentarista Brasil (126) 21/01/2010 10h00
Comentarista Brasil (126) 21/01/2010 10h00
É sempre assim... A ladainha é sempre a mesma... Ex-gorilletes da ditadura, outrora valentes em torturar e matar jovens, velhos e mulheres, quando são presos passam mal, alegam estar enfermos, decrépitos e outros subterfúgios mais. É esse, exatamente, o fim dos covardes e pulissânimes. Eles não merecem, de fato, sequer terem seus rostos escarrados em público pelos cidadãos de bem. São apenas uns nojentos covardes, só isso. 1 opinião
avalie fechar
José Alberto (349) 12/01/2010 14h31
José Alberto (349) 12/01/2010 14h31
DIGO E REPITO QUE O GOVERNO FEDERAL TEM QUE JULGAR A PESSOA DE REGISTRO FALSO OU BATTISTI, SE FOR A PESSOA DE REGISTRO FALSO, O ITAMARATY FAZ O QUE NO BRASIL E SERVE PARA QUE, NÃO É O MESMO QUE FORNECE PASSAPORTE, ENTÃO ESTÁ COMPROMETIDO ATÉ O PESCOÇO NESSE CASO E É O ITAMARATY JUNTO COM OS DOCUMENTOS FALSOS QUE DEVERIA SER JULGADO E SEU REPRESENTANTE NA ITALIA E OS DO BRASIL AFASTADOS DO CARGO QUE OCUPAM POR INCOPETENCIA E FAVORECIMENTO DE PESSOAS QUE NÃO EXISTEM, SE FOR O BATTISTI, BOM, ESSE NÃO TEM DOCUMENTOS ENTÃO TEM QUE VOLTAR RAPIDAMENTE PARA SUA TERRA NATIVA ( ITALIA), LULALA PENSE BEM EU SEI QUE VC É MEIO BURRINHO MAS É TODA A ESTRUTURA DE GOVERNO INTERNACIONAL QUE ESTÁ ENVOLVIDA E NÃO SÓ O JULGAMENTO EM SI, POR FAVOR MAIS UM FRACASSO NÃO.....VC JÁ VIU NA CONVENÇÃO DO PT A RESSUREIÇÃO DOS ZUMBIS VOTANTES...... 3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (643)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página