Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2009 - 18h38

Manifestantes pró-Battisti acampam em frente a sede provisória da Presidência

Publicidade

da Agência Brasil

Cerca de 20 manifestantes do Movimento pela Libertação de Cesare Battisti estão acampados em frente ao CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede provisória da Presidência da República, na tentativa de uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o italiano permaneça no país.

O STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou ontem a extradição do italiano, mas definiu que a palavra final será de Lula.

Veja cronologia do caso Battisti
Entenda o caso envolvendo o pedido de extradição de Battisti

O grupo disse que encontrou hoje com Battisti, que está na Penitenciária da Papuda, em Brasília.

Segundo a professora e representante do movimento, Rosa Fonseca, o ex-ativista de esquerda está nove quilos mais magro devido a greve de fome iniciada há sete dias, porém confiante que não será extraditado para a Itália.

"Ele está mais esperançoso que o presidente Lula possa garantir sua liberdade [continue no Brasil]. Esperamos que o presidente não negue seu passado de preso político", afirmou Rosa, uma das manifestantes retiradas à força ontem do plenário do STF no início do julgamento sobre a extradição.

De acordo Rosa, três integrantes do acampamento irão fazer greve de fome em solidariedade a Battisti. Para a manifestante, a autorização da Corte máxima da Justiça brasileira de extraditar o ex-ativista foi "uma aberração", já que, segundo ela, a Constituição prevê que este tipo de decisão deve ser tomada pelo Executivo, por se tratar de assunto entre Estados.

Ela diz que não há registro em outra parte do mundo de preso político com status de refugiado que fica preso no país em que solicitou o refúgio e corre o risco de ser expulso.

O pedido de audiência do grupo com Lula é intermediado por parlamentares, entre eles, o senador José Nery (PSOL-PA). O presidente não está na capital federal. Ele cumpre agenda em Guamaré, no Rio Grande do Norte, e amanhã, em Salvador.

Ema viagem à Itália nesta semana, o presidente Lula sinalizou que iria acatar a decisão do STF, caso fosse determinativa, mas não afirmou qual posição adotaria se o Judiciário lhe atribuísse o desfecho do caso. O presidente deve consultar agora o Ministério da Justiça, que concedeu o status de refúgio a Battisti em janeiro, e a Advocacia-Geral da União para dar a resposta final.

Ex-integrante da organização de esquerda Proletários Armados pelo Comunismo, Battisti foi condenado à prisão perpétua por quatro assassinatos na década de 70, na Itália. O escritor ficou exilado na França, e no México até chegar ao Brasil, onde foi preso há dois anos no Rio de Janeiro.

Comentários dos leitores
Valentin Makovski (504) 21/01/2010 16h48
Valentin Makovski (504) 21/01/2010 16h48
Poderian jogar ele numa VALETA e cubrir com pedras, assim vai apodrecendo aos poucos.
Este Lixo coronel reformado uruguaio Manuel Cordero Piacentini, deveria ser queimado VIVO.
Piacentini, sos bazura concha de tu madre, espero que el infierno este con las puertas abiertas para tu llegada CTM, CTM,CTM,CTM
sem opinião
avalie fechar
Comentarista Brasil (126) 21/01/2010 10h00
Comentarista Brasil (126) 21/01/2010 10h00
É sempre assim... A ladainha é sempre a mesma... Ex-gorilletes da ditadura, outrora valentes em torturar e matar jovens, velhos e mulheres, quando são presos passam mal, alegam estar enfermos, decrépitos e outros subterfúgios mais. É esse, exatamente, o fim dos covardes e pulissânimes. Eles não merecem, de fato, sequer terem seus rostos escarrados em público pelos cidadãos de bem. São apenas uns nojentos covardes, só isso. 1 opinião
avalie fechar
José Alberto (349) 12/01/2010 14h31
José Alberto (349) 12/01/2010 14h31
DIGO E REPITO QUE O GOVERNO FEDERAL TEM QUE JULGAR A PESSOA DE REGISTRO FALSO OU BATTISTI, SE FOR A PESSOA DE REGISTRO FALSO, O ITAMARATY FAZ O QUE NO BRASIL E SERVE PARA QUE, NÃO É O MESMO QUE FORNECE PASSAPORTE, ENTÃO ESTÁ COMPROMETIDO ATÉ O PESCOÇO NESSE CASO E É O ITAMARATY JUNTO COM OS DOCUMENTOS FALSOS QUE DEVERIA SER JULGADO E SEU REPRESENTANTE NA ITALIA E OS DO BRASIL AFASTADOS DO CARGO QUE OCUPAM POR INCOPETENCIA E FAVORECIMENTO DE PESSOAS QUE NÃO EXISTEM, SE FOR O BATTISTI, BOM, ESSE NÃO TEM DOCUMENTOS ENTÃO TEM QUE VOLTAR RAPIDAMENTE PARA SUA TERRA NATIVA ( ITALIA), LULALA PENSE BEM EU SEI QUE VC É MEIO BURRINHO MAS É TODA A ESTRUTURA DE GOVERNO INTERNACIONAL QUE ESTÁ ENVOLVIDA E NÃO SÓ O JULGAMENTO EM SI, POR FAVOR MAIS UM FRACASSO NÃO.....VC JÁ VIU NA CONVENÇÃO DO PT A RESSUREIÇÃO DOS ZUMBIS VOTANTES...... 3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (643)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página