Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2004 - 15h26

Alencar assume Defesa e fala em reestruturar as Forças Armadas

Publicidade

da Folha Online

O vice-presidente da República, José Alencar, afirmou hoje, ao ser empossado ministro da Defesa, que o os recursos da pasta devem ser utilizados para reaparelhar as Forças Armadas. Disse também que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o verdadeiro comandante das Forças Armadas.

"É dever do ministério compatibilizar os orçamentos com as necessidades de reaparelhamento das Forças Armadas, de forma a habilitá-las à defesa do nosso patrimônio e da base física. Devemos ainda conscientizar a sociedade brasileira para os temas relacionados com a defesa nacional, a partir da dimensão político-estratégico do país", disse.

Alencar afirmou ainda que o Ministério da Defesa é "o braço direito do presidente da República, que estará lá representado por mim".

O vice-presidente substituirá o embaixador José Viegas Filho, que pediu demissão após divergências com o comando do Exército. O pedido de demissão foi aceito na semana passada pelo presidente Lula.

"Assumo com otimismo e confiança o ministério da Defesa. Os desafios são imensos. Os recursos são escassos diante da magnitude da tarefa que nos aguarda", disse.

Ele afirmou também que o trabalho do Exército, da Marinha e Aeronáutica deverão ir além das questões militares. "Devemos buscar o desenvolvimento nacional, a preservação ambiental e a melhoria da infra-estrutura social das populações desassistidas."

Leia mais
  • Entenda os motivos que levaram à demissão de Viegas
  • Lula critica ação de militares americanos em posse de Alencar
  • Alencar diz que ainda irá estudar questão da Varig
  • Alencar evitar comentar manutenção de comandantes das Forças Armadas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Alencar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página