Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2004 - 20h56

Governador do MA deixa PFL e vai para base de Lula

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
da Agência Folha

O governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares, irá trocar nos próximos dias o PFL pelo PTB, partido que integra a base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional. A filiação de Tavares está marcada para o dia 7 de dezembro e foi confirmada pelo deputado estadual Manoel Ribeiro, presidente do diretório estadual do partido no Maranhão.

Com a filiação de Tavares ao PTB, a expectativa do partido, segundo Ribeiro, é que a bancada do PTB na Assembléia Legislativa salte de três para de dez a quinze deputados estaduais e que, no Congresso Nacional, seja "a maior bancada do Maranhão".

Atualmente, o PTB tem apenas um deputado federal no Maranhão, Pedro Fernandes (PTB), e o PFL, três. A bancada do Estado na Câmara dos Deputados é composta de 18 congressistas.

Segundo Ribeiro, o partido não discutiu com o governador se irá receber cargos no governo estadual.

A desfiliação do governador já era esperada pelo PFL desde que Tavares rompeu politicamente com a senadora Roseana Sarney (PFL), de quem foi vice-governador durante os dois mandatos dela no governo do Estado (1995-2002). Tavares havia dito que, para prejudicá-lo, a senadora tentou barrar a visita de ministros ao Estado. Roseana não comentou.

Segundo deputados do partido, as negociações para a filiação do governador foram comandadas pelo presidente nacional do partido, o deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ).

O Planalto, segundo o próprio governador havia dito anteriormente, acompanhou as articulações para sua filiação ao PTB.

Em menos de um mês, o PTB ganhou dois governadores. Ottomar Pinto (PTB) assumiu o governo de Roraima após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ter mantido a cassação do mandato do então governador Flamarion Portela (sem partido).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página