Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2004 - 20h31

Índio é baleado e espancado em RR em disputa por homologação de reserva

Publicidade

JOSÉ EDUARDO RONDON
da Agência Folha

Um índio macuxi foi baleado e espancado hoje por arrozeiros e indígenas contrários à homologação da terra indígena Raposa/Serra do Sol, em Roraima, segundo informações do coordenador interino da Funai (Fundação Nacional do Índio) no Estado, Benedito Rangel de Moraes.

De acordo com Moraes, Jocivaldo Constantino foi baleado na comunidade indígena Jawari, no município de Normandia (161 km de Boa Vista), durante uma invasão à aldeia na manhã de hoje.

Em nota divulgada à imprensa, o CIR (Conselho Indígena de Roraima) acusou arrozeiros e índios contrários à homologação da terra indígena de terem invadido a aldeia e ateado fogo em algumas casas. Ainda segundo a nota da entidade, Constantino permanece internado no pronto-socorro de Boa Vista. A Polícia Federal foi informada do episódio no início da noite de hoje.

Para o CIR, o atentado foi um recado ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que esteve hoje na capital Boa Vista, de que a classe latifundiária do Estado não aceita a homologação contínua da área e que "para isso está disposta a usar de todos os recursos, inclusive a violência".

Arrozeiros e índios fizeram um protesto hoje em frente à sede do governo de Roraima durante a visita do ministro.

O macuxi Jocivaldo Constantino teria sido baleado e espancado por pertencer a uma comunidade favorável ao projeto de homologação contínua, que não é consenso entre os indígenas na região.

Um parte dos índios não quer que a terra indígena, uma região de 1,69 milhão de hectares, seja homologada de forma contínua --com a retirada das populações não-índias e extinção de uma cidade de dentro da área da reserva. Eles dizem que essa medida poderia deixá-los "isolados".

Na noite de anteontem, índios contrários à homologação contínua da área interditaram uma estrada que dá acesso à região do Contão, dentro da Raposa/Serra do Sol. Até o fechamento desta edição, a estrada permanecia interditada.

A homologação da terra indígena aguarda decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Funai
  • Leia o que já foi publicado sobre homologação de reservas indígenas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página