Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2004 - 21h53

Governador do Maranhão troca PFL por partido da base de Lula

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
da Agência Folha

O governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares (ex-PFL), oficializa amanhã sua filiação ao PTB, partido da base de sustentação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Congresso Nacional. A mudança oficializa também o rompimento de Tavares com o grupo político do senador José Sarney (PMDB-AP) --principalmente com a senadora Roseana Sarney (PFL), de quem foi vice-governador durante os dois mandatos dela (1995-2002).

A filiação de Tavares ao PTB foi articulada pelo presidente nacional da sigla, deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), com o acompanhamento do Palácio do Planalto, segundo declarações do próprio governador.

Roberto Jefferson estará presente ao ato de filiação, marcado para a manhã, no Iate Clube de São Luís, no bairro de Ponta da Areia. Também são esperados o governador de Roraima, Ottomar Pinto (PTB), e deputados federais do PTB de diversos Estados.

Até a noite de hoje ainda eram articuladas filiações de deputados estaduais ao PTB. Atualmente, o partido tem apenas três representantes no Legislativo e um deputado federal. A expectativa é que o número suba para 18 deputados.

Até romper publicamente com a senadora Roseana Sarney, em junho passado, Tavares mantinha uma folgada base de sustentação na Assembléia Legislativa. Dos 42 parlamentares, apenas oito --do PT, PDT e PSDB-- faziam aposição a seu governo. O desafio do governador agora é costurar uma base de apoio que garanta a governabilidade. Pelo menos cinco deputados são fiéis à senadora --os chamados roseanistas.

"O governador conseguiu ao longo de dois anos formar a sua base de sustentação. Ele pertencia a um grupo político forte, do [ex-] presidente José Sarney, e agora está se liberando dele. Ele está montando o seu próprio grupo político", disse o deputado estadual Soliney de Sousa e Silva, que deve trocar o PP pelo PTB na quarta-feira.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página