Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2004 - 08h24

Justiça condena 10 dos 11 réus da Operação Anaconda

Publicidade

da Folha Online

Após quatro dias de julgamento, o TRF da 3ª Região (Tribunal Regional Federal de São Paulo) condenou na manhã desta sexta-feira 10 dos 11 réus acusados de formação de quadrilha e investigados pela Polícia Federal na Operação Anaconda.

O juiz federal João Carlos da Rocha Mattos foi condenado, por 15 votos a 0, a três anos de prisão. Outro juiz federal, Casem Mazloum, recebeu pena de dois anos de reclusão, que foi imediatamente substituída por pena alternativa de dois anos de prestação de serviços à comunidade. Os dois estão afastados do cargo desde o final do ano passado.

Daniel Kfouri/Folha Imagem
O juiz federal João Carlos da Rocha Mattos


Também foram condenados o delegado afastado da Polícia Federal José Augusto Bellini (3 anos de prisão); o agente da PF César Herman Rodriguez (3 anos); a ex-mulher do juiz Rocha Mattos, Norma Cunha (2 anos e 6 meses); o delegado aposentado da PF e advogado Jorge Luiz Bezerra da Silva (3 anos); os advogados Affonso Passarelli Filho (2 anos) e Carlos Alberto da Costa Silva (2 anos); e os empresários Wagner Rocha (2 anos e 3 meses) e Sérgio Chiamarelli Júnior (1 anos e 9 meses).

O único absolvido foi o corregedor afastado da PF Dirceu Bertin.

Rocha Mattos, que está preso há pouco mais de um ano, ainda deve ser julgado por supostos crimes de falsidade ideológica, corrupção passiva e peculato (apropriação de bem público por servidor).

Já Casem Mazloum também é acusado de falsidade ideológica e interceptação ilegal de telefone. Um terceiro juiz, Ali Mazloum, que conseguiu habeas corpus do STF (Supremo Tribunal Federal) e escapou do julgamento encerrado hoje, deve ser julgado por ameaça e abuso de poder.

A Operação Anaconda, realizada pela PF, investigou uma quadrilha que supostamente vendia sentenças para beneficiar criminosos em ações judiciais.

Leia mais
  • Entenda a Operação Anaconda

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Operação Anaconda
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página