Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2005 - 12h49

Luizianne quer ajuda federal para dívidas de Fortaleza

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

Depois de decretar na semana passada estado de emergência, a prefeita de Fortaleza (CE), Luizianne Lins (PT), desembarcou hoje em Brasília para pedir ao governo federal ajuda para pagar as dívidas deixadas pelo seu antecessor, que somam R$ 342 milhões.

Em encontro com o ministro Aldo Rebelo (Coordenação Política) marcado para a tarde de hoje, a prefeita vai pedir o mesmo tratamento dado a São Paulo com relação às dívidas. O governo federal concordou em adiar o pagamento uma dívida da prefeitura de São Paulo, deixada pela ex-prefeita petista Marta Suplicy.

"Em geral, era para ter um tratamento melhor do que São Paulo, porque, em geral, a democracia trabalha com a seguinte idéia: tratar de forma diferenciada as situações diferentes. Então, se tem menos, tem que dar mais. Precisamos de mais ajuda ainda, mas ficamos satisfeitos se a ajuda que foi dada a São Paulo for dada para Fortaleza também", afirmou.

Problemas

Entre os problemas apontados pela prefeita estão o atraso do salário dos funcionários da prefeitura, pagos emergencialmente com os recursos que entraram no caixa nos primeiros dias do ano, e dívidas com a Petrobras, que já interrompeu o fornecimento de combustíveis para os veículos da prefeitura e para a usina de asfalto.

Na conversa com Rebelo, a prefeita vai tentar a liberação de verbas por parte do governo federal das emendas de bancada e individuais que são destinadas principalmente a moradias em regiões de risco da cidade. Segundo ela, a cidade possui 94 áreas de risco onde moram 100 mil pessoas que estão abaixo da linha da pobreza.

"Nós vamos ver se o governo federal olha para Fortaleza como está olhando para São Paulo", disse, ao reivindicar a mesma 'trégua' negociada com o prefeito José Serra (PSDB).

Além do encontro com Rebelo, a prefeita terá audiências no Ministério das Cidades, na Petrobras e no Ministério da Cultura, entre outros órgãos.

Ela participou na manhã de hoje da solenidade de posse do novo diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), José Airton Félix Cirilo da Silva, ex-presidente do PT no Ceará.

Leia mais
  • Após decretar emergência, Fortaleza prepara contrato sem licitação
  • Prefeita de Fortaleza decreta estado de emergência

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Luizianne Lins
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página