Publicidade
Publicidade
Procuradoria pede abertura de ação contra Arruda sem aval da Câmara do DF
Publicidade
MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu nesta quinta-feira ao STF (Supremo Tribunal Federal) autorização para investigar o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), sem autorização da Câmara Legislativa.
Gurgel entrou com uma Adin (ação direta de inconstitucionalidade) na Corte contra o artigo da Lei Orgânica do DF que determina que a ação contra o governador só pode ser aberta com a autorização dos deputados distritais.
Na Adin, o procurador-geral afirma que a lei do DF não pode se sobrepor à Constituição, que define a competência do STJ (SUperior Tribunal de Justiça) para processar e julgar governadores.
A iniciativa de Gurgel atende a pedido da subprocuradora-geral da República, Raquel Dodge, que atua no inquérito da Polícia Federal na Operação Caixa de Pandora --que investiga Arruda, secretários do governo do DF e deputados distritais por suposto pagamento de propina a parlamentares da base aliada.
A iniciativa da Procuradoria é uma forma de evitar que a Câmara Legislativa impeça que o governador seja investigado, uma vez que Arruda tem maioria na Casa mesmo após as denúncias.
A subprocuradora-geral também pediu pediu ao STJ a quebra de sigilo bancário e fiscal dos investigados na Operação Caixa de Pandora. Em na nota, Dodge afirma que fez os pedidos porque "há indícios consistentes de que participam do esquema de desvio e de apropriação de recursos públicos no Distrito Federal".
No parecer, Raquel Dodge também requereu perícias complementares, oitivas de novas testemunhas, requisição de documentos à Secretaria de Fazenda do DF e o desmembramento de parte da investigação, relativa a membro do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. O desmembramento já foi autorizado na noite desta quinta-feira pelo STJ.
Leia mais sobre a crise no DF
- Procuradoria pede quebra de sigilo de investigados por corrupção no DF
- Ministro do STJ declara-se impedido de analisar ação contra governador do DF
- OAB pede impeachment de dois deputados distritais do DF por suspeita de corrupção
Outras notícias de política
- Serra elogia desprendimento de Aécio e também condena semear discórdia entre ricos e pobres
- Advogado que representa a Itália no caso Battisti acredita em rápida extradição
- Tucanos vêem em gesto de Aécio tentativa de cacifar-se como vice e de pressionar Serra
Especial
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ {type_translate}
- Genro de Serra teve dados acessados em Mauá
- Serra cancela viagem para gravar resposta a depoimento de Lula na TV
- Lula ataca 'pseudo-formadores de opinião pública' no Brasil
- Presidente do PT diz que quebra de sigilo de genro de Serra é caso de polícia
- Serra diz que violações são 'trabalho de quadrilha' e Dilma está 'terceirizando' artilharia
+ {type_translate}
- Consumidor de luz pagou R$ 1 bi por falha de Dilma
- Cartório desmente versão do PT sobre filiação de falso procurador de Veronica Serra
+ {type_translate}
Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos
Atendimento ao Assinante | ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.






Auto Rádio
Kit de Maquiagem
Canon
Celular Messenger
Mochila para Notebook
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar