Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2005 - 02h59

Crescimento da candidatura de Severino Cavalcanti preocupa governistas

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

A possibilidade de vitória do deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) no segundo turno das eleições na Câmara fez com que parlamentares e ministros do PT voltassem a fazer campanha pelo candidato oficial do partido, deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), na madrugada desta terça-feira.

A ida de Severino para o segundo turno pegou de surpresa a coordenação de campanha de Greenhalgh. O deputado Paulo Delgado (PT-MG) afirmou que espera agora que os deputados pensem no que é melhor para a Câmara e não "em resultados líquidos" -- Severino baseou sua campanha em promessas como aumento de salário para os deputados.

Nesta segunda-feira, Severino Cavalcanti chegou a prometer trabalhar por coincidir a realização das eleições municipais, estaduais e federais, o que aumentaria em dois anos o mandato dos atuais congressistas.

A eleição em segundo turno só deve ser concluída no início da manhã desta terça. A demora vai dar tempo para que os governistas tentem melhorar a situação de Greenhalgh, considerada difícil no momento.

O líder do PFL, Rodrigo Maia (RJ), já informou que vai liberar sua bancada para votar no candidato que quiser. De acordo com as contas do pefelista, 20 deputados devem apoiar Greenhalgh e 40 devem ficar com Severino.

A coordenação da bancada ruralista, que tinha liberado seus integrantes em primeiro turno, ainda vai definir qual orientação a ser dada aos deputados que a integram.

De acordo com o deputado Jovair Arantes (PTB-GO), um dos coordenadores de campanha do "avulso" Virgílio Guimarães (PT-MG), que ficou em terceiro lugar na disputa, dificilmente os votos de Guimarães vão migrar para Greenhalgh.

O ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, avaliou como natural o resultado da eleição em primeiro turno. Rebelo não quis criticar a atuação das lideranças dos partidos da base aliada e informou que vai telefonar para correligionários de Virgílio em busca de votos para Greenhalgh.

Leia mais
  • Entenda como é a eleição na Câmara
  • Discursos inflamados marcam o fim da campanha na Câmara
  • Candidato único, Renan Calheiros é eleito presidente do Senado

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o deputado Severino Calvacanti
  • Leia o que já foi publicado sobre Luiz Eduardo Greenhalgh
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página