Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2005 - 20h13

Lula diz que Severino Cavalcanti não será obstáculo para o governo

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), eleito na madrugada de hoje presidente da Câmara, não criará dificuldades para o governo na Casa.

"Eu já falei com o Severino hoje. O Severino sempre votou com o governo, sempre fez parte da bancada do governo. O presidente Severino não vai criar nenhum obstáculo para nenhum projeto que seja de interesse do governo. Eu não conheço nenhum momento em que um presidente [da Câmara]criou problema para o Poder Executivo", disse.

De acordo com ele, a derrota do candidato oficial do PT, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), não irá gerar dificuldades para o governo. "Não haverá nenhuma dificuldade. A Câmara não funciona assim, eu não tenho dúvida nenhuma de que os projetos serão votados, como foram votados com o João Paulo [Cunha, ex-presidente da Câmara], com outros presidentes, em outros governos. Não há nenhum problema", disse.

Para Lula, no entanto, os partidos terão de estabelecer novas relações na Câmara, uma vez que a tradição da proporcionalidade, pela qual o partido majoritário assume a presidência da Casa, foi quebrada.

"Eu acho que o que vai acontecer na Câmara é que os partidos vão ter que estabelecer novas relações na medida em que uma tradição da Câmara foi quebrada. Mas isso é um problema interno da Câmara e um problema dos partidos, que não passa pelo governo."

Mesa

O presidente disse que nem o fato de na nova Mesa Diretora da Câmara não haver nenhum deputado do PT prejudica o governo. "O PT sempre esteve fora da Mesa. Isso não é problema. O que eu acho que há de novo aí é a necessidade de se estabelecer uma nova relação entre os partidos políticos, porque se quebrou uma cultura histórica dentro da Câmara, acho que esse é o problema."

Lula disse também que o governo não foi derrotado. "O governo não disputou. Veja, quem disputou foi o PT."

Eleição

Em uma das eleições mais disputadas dos últimos tempos, os deputados acabaram elegendo Severino Cavalcanti (PP-PE), cuja principal promessa de campanha foi o aumento do salário dos deputados com direito à equiparação com os rendimentos dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele derrotou o candidato oficial do PT, Luiz Eduardo Greenhalgh.

Na votação do primeiro turno, Greenhalgh teve 207 votos; Severino Cavalcanti somou 124 votos; o canditato avulso do PT, Virgilio Guimarães (MG) teve 117 votos. José Carlos Aleluia (PFL-BA) contou com 53 votos e Jair Bolsonaro (PFL-RJ), com 2 votos. Votaram em branco três deputados e nulo, outros quatro.

No segundo turno, Greenhalgh só teve 195 votos --menos que os 207 obtidos no primeiro turno, três horas antes. Já Severino Cavalcanti recebeu 300 votos.

Leia mais
  • Saiba quem é o novo presidente da Câmara

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições na Câmara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página