Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2005 - 14h04

Deputados retiram apoio a projeto do aumento salarial na Câmara

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

Depois de ter anunciado que já contava com quase 200 assinaturas para o requerimento que pede urgência para o projeto que aumenta o salário dos deputados, o deputado Ciro Nogueira (PP-PI), segundo vice-presidente da Câmara, disse nesta terça-feira que está com dificuldade para conseguir os 257 endossos necessários.

Após uma semana de muita repercussão negativa, Ciro Nogueira informou hoje que tem apenas 140 assinaturas. Ainda faltam, segundo ele mais 117 para que a urgência possa ser encaminhada à Mesa diretora da Casa.

O fato é que muito dos deputados, após as críticas da opinião pública e as determinações partidárias, desistiram de apoiar o projeto. Além de Ciro Nogueira, vários outros deputados buscavam as assinaturas de apoio.

Na contagem geral, retirando as assinaturas repetidas e as dos desistentes, o número necessário não foi alcançado. "Há uma pressão grande para os deputados não assinarem", disse Nogueira.

O salário atual dos congressistas é de R$ 12,847 mil. A proposta apresentada pelo presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), iguala os vencimentos do Legislativo aos do Judiciário.

Há ainda um projeto na Câmara que eleva o atual salário do STF para R$ 21,5 mil. Caso seja aprovado o reajuste do Judiciário, o Legislativo também será aumentado, de acordo com a proposta do presidente da Câmara.

Oposição

As lideranças do PSDB, PPS, PDT, PSB, PV e PT já decidiram que são contrárias ao aumento e fecharam questão sobre o assunto. Caso o projeto venha a plenário, seus deputados devem votar contra. Da mesma forma, os congressistas desses partidos estão impedidos de assinar o requerimento de urgência. Quem já o tinha feito teve que retirar sua assinatura.

Os deputados estão sofrendo grande pressão da sociedade para que o projeto não seja aprovado. Mesmo os integrantes dos partidos que são contra o aumento estão recebendo e-mails de reclamações de eleitores de todo o país. "Todo dia recebo muitos e-mails reclamando do aumento e até xingando os deputados. Essa situação é insustentável", afirmou o deputado petista Carlito Mers (SC).

Leia mais
  • Soninha organiza "panelaço" contra aumento do salário dos deputados
  • PFL decidirá hoje se vota contra o aumento de salário

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o aumento do salário dos deputados
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página