Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2005 - 18h23

Mentor entregará relatório da CPI do Banestado a CGU e ao Ministério Público

Publicidade

da Folha Online

O relator da CPI do Banestado, deputado José Mentor (PT-SP), apresenta nesta semana à Controladoria Geral da União, ao superintendente da Polícia Federal e ao Ministério Público Federal o que seria o relatório final da investigação sobre lavagem de dinheiro e evasão de divisas, iniciada em junho de 2003.

Na semana passada, ele apresentou o documento às presidências da Câmara e do Senado. No texto, o relator encaminha às corregedorias da Câmara e da Assembléia Legislativa da Bahia, para análise e providências, a documentação relativa a operações financeiras internacionais atribuídas aos deputados federais Ricardo Rique (PL-PB), Vittorio Medioli (PSDB-MG), Francisco Garcia (PP-AM) e ao deputado estadual Carlos Gaban (PFL).

"Todos transacionaram internacionalmente e há possíveis irregularidades que devem ser mais bem investigadas pelas corregedorias", disse Mentor na semana passada.

Segundo o relator, os trabalhos da comissão, formalmente encerrados em dezembro pelo presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), deveriam seguir até 27 de fevereiro.

A CPI durou 18 meses e tinha como objetivo investigar o desvio de recursos por meio das contas CC-5, pela agência do Banestado em Foz do Iguaçu (PR).

Os trabalhos da comissão foram encerrados de forma melancólica, com brigas entre seus integrantes --principalmente entre Antero e Mentor-- e acusações de vazamento de informações sigilosas e manipulação das informações para beneficio de terceiros.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI do Banestado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página