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Sob pressão, França defende alto custo de caça
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da Folha Online
Sob pressão desde que a FAB (Força Aérea Brasileira) decidiu pelo caça sueco Gripen NG para reequipar a frota, os até então favoritos franceses decidiram assumir o alto custo de seu avião na disputa como sinal de que ele é opção de menos risco para o Brasil, informa reportagem de Igor Gielow, publicada neste domingo pela Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).
"Nosso produto pode ser mais caro que o sueco, mas é preciso ver que no longo prazo esse investimento trará menos riscos e, provavelmente, menos custos à FAB", disse o diretor da fabricante francesa Dassault no Brasil, Jean-Marc Merialdo.
O avião é o Rafale F3, a mais recente versão do caça que será padrão das Forças Armadas francesas, mas que até aqui não foi comprado por nenhum país.
Segundo a reportagem, sua defesa bate com o princípio defendido pelo Ministério da Defesa para apoiar o pleito francês: independência tem custo, e Brasil e França têm parceria estratégica em curso.
No relatório técnico dos militares, que está sob análise do ministro Nelson Jobim (Defesa), o Gripen venceu basicamente por ser mais barato na compra e na manutenção, além de dar à indústria nacional a possibilidade de compartilhar o conhecimento de desenvolvimento do produto. Já o Rafale e o americano Boeing F/A-18 são mais caros e produtos já prontos.
Leia a reportagem completa na Folha deste domingo, que já está nas bancas.
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Um dos motivos pelos quais o Charles De Gaulle foi construído é a incapacidade de se operar os Rafales a bordo do Sâo Paulo. Eles operariam com tamanha restrição de peso que a sua validade bélica passou a ser duvidosa. Para operá-lo com pleno potencial haveria a necessidade de se reabastecer os Rafales em vôo após a decolagem tornando sua operação mais onerosa do que já é principalmente para um caça embarcado uma vez que haveria a necessidade de outro vetor para reabastecê-lo. A única aeronave de caça embarcada cujo peso máximo de decolagem seria capaz de operar a bordo do São Paulo seria o MiG-29K mas isto exigiria uma extensa reforma no convés da embarcação eliminando inclusive a catapulta uma vez que o convés teria uma rampa como no caso do porta-aviões Almirante Kuznetoz. As primeiras versões do F-18 também poderiam operar a partir do São Paulo mas com alguma perda em relação a carga bélica ou combustível.
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