Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2010 - 16h22

Para senador italiano, manutenção de Battisti no Brasil pode ter consequências nefastas

Publicidade

da Ansa, em Roma

O senador italiano Maurizio Gasparri, líder da bancada governista, afirmou hoje que uma eventual decisão do governo brasileiro de não extraditar o terrorista Cesare Battisti poderia trazer "nefastas consequências" para o relacionamento entre os dois países.

Gasparri disse ainda esperar "que não seja verdadeira a notícia veiculada pela imprensa brasileira" de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria a intenção de manter o italiano no país.

Neste caso, o político ressaltou que o Executivo estaria contrariando uma decisão já tomada "pelos órgãos supremos da Justiça brasileira".

Condenado à prisão perpétua na Itália por quatro homicídios ocorridos na década de 1970, quando militava em uma organização de esquerda, Cesare Battisti recebeu no início de 2009 o status de refugiado político, concedido pelo ministro Tarso Genro (Justiça).

No entanto, a medida foi anulada em novembro passado pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Em seguida, os magistrados decidiram delegar ao presidente Lula a palavra final sobre o caso. Desta forma, ele poderá extraditar ou não o italiano, mas seu parecer precisa estar amparado pelo tratado bilateral de extradição, assinado em 1989.

Nesta segunda-feira, a Folha informou que a equipe responsável por estudar a fundamentação jurídica do posicionamento do governo teria concluído que o argumento mais plausível para o caso seria o temor de perseguição política.

Trata-se da mesma tese que sustentou o refúgio concedido por Tarso --e anulado pelo STF. Desta vez, porém, segundo o jornal, o governo alegaria "razões humanitárias" para amenizar um possível estremecimento nas relações com a Itália.

Comentários dos leitores
Valentin Makovski (504) 21/01/2010 16h48
Valentin Makovski (504) 21/01/2010 16h48
Poderian jogar ele numa VALETA e cubrir com pedras, assim vai apodrecendo aos poucos.
Este Lixo coronel reformado uruguaio Manuel Cordero Piacentini, deveria ser queimado VIVO.
Piacentini, sos bazura concha de tu madre, espero que el infierno este con las puertas abiertas para tu llegada CTM, CTM,CTM,CTM
sem opinião
avalie fechar
Comentarista Brasil (126) 21/01/2010 10h00
Comentarista Brasil (126) 21/01/2010 10h00
É sempre assim... A ladainha é sempre a mesma... Ex-gorilletes da ditadura, outrora valentes em torturar e matar jovens, velhos e mulheres, quando são presos passam mal, alegam estar enfermos, decrépitos e outros subterfúgios mais. É esse, exatamente, o fim dos covardes e pulissânimes. Eles não merecem, de fato, sequer terem seus rostos escarrados em público pelos cidadãos de bem. São apenas uns nojentos covardes, só isso. 1 opinião
avalie fechar
José Alberto (349) 12/01/2010 14h31
José Alberto (349) 12/01/2010 14h31
DIGO E REPITO QUE O GOVERNO FEDERAL TEM QUE JULGAR A PESSOA DE REGISTRO FALSO OU BATTISTI, SE FOR A PESSOA DE REGISTRO FALSO, O ITAMARATY FAZ O QUE NO BRASIL E SERVE PARA QUE, NÃO É O MESMO QUE FORNECE PASSAPORTE, ENTÃO ESTÁ COMPROMETIDO ATÉ O PESCOÇO NESSE CASO E É O ITAMARATY JUNTO COM OS DOCUMENTOS FALSOS QUE DEVERIA SER JULGADO E SEU REPRESENTANTE NA ITALIA E OS DO BRASIL AFASTADOS DO CARGO QUE OCUPAM POR INCOPETENCIA E FAVORECIMENTO DE PESSOAS QUE NÃO EXISTEM, SE FOR O BATTISTI, BOM, ESSE NÃO TEM DOCUMENTOS ENTÃO TEM QUE VOLTAR RAPIDAMENTE PARA SUA TERRA NATIVA ( ITALIA), LULALA PENSE BEM EU SEI QUE VC É MEIO BURRINHO MAS É TODA A ESTRUTURA DE GOVERNO INTERNACIONAL QUE ESTÁ ENVOLVIDA E NÃO SÓ O JULGAMENTO EM SI, POR FAVOR MAIS UM FRACASSO NÃO.....VC JÁ VIU NA CONVENÇÃO DO PT A RESSUREIÇÃO DOS ZUMBIS VOTANTES...... 3 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (643)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página