Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2005 - 14h30

Operação na Raposa/Serra do Sol ganha reforço de 70 delegados

Publicidade

da Folha Online

A Operação Upatakon, deflagrada no dia 17 pela Polícia Federal como forma de garantir a efetivação da homologação da Raposa/Serra do Sol, em Roraima, e prevenir possíveis conflitos violentos na região, recebeu nesta segunda-feira o reforço de cerca de 70 delegados e agentes federais.

Com isso, sobe para 210 o número de policias federais envolvidos na operação, de acordo com a assessoria da PF no Estado. Segundo o secretário estadual do Índio, Adriano Nascimento, a situação na região ainda é tensa. Desde sexta-feira, índios macuxis, ligados à Sodiur (Sociedade de Defesa dos Indígenas Unidos do Norte de Roraima), mantêm reféns quatro policias federais na aldeia Flechal, no município de Uiramutã.

O secretário esteve no local ontem e disse que os líderes indígenas continuam exigindo a presença do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para libertar os reféns.

"Eles dizem que é possível uma negociação pacífica, desde que o ministro da Justiça esteja presente." Os índios querem que o governo federal reveja a homologação da Raposa/Serra do Sol em área contínua.

De acordo com Nascimento, a aldeia Flechal abriga cerca de 750 índios da etnia macuxi, mas ontem já havia entre 1,3 mil e 1,5 mil indígenas reunidos no local. "São índios que vieram de comunidades próximas e que também são contrários à homologação contínua da Raposa/Serra do Sol", explicou.

Outra preocupação do secretário é que as duas rodovias bloqueadas pelos índios em protesto contra a homologação permanecem fechadas. "Ontem, eles bloquearam a BR-174, na entrada de Pacaraima, e, no sábado, a rodovia estadual que dá acesso à Uiramutã", afirmou Nascimento.

Segundo ele, agora só é possível chegar à aldeia de avião ou helicóptero. Adriano Nascimento afirmou ainda que os policiais federais mantidos reféns estão sendo bem tratados na aldeia Flechal. "Eles não estão detidos, podem circular no local", disse.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • PF define estratégias para libertação de reféns em Roraima
  • CCJ da Câmara deve votar PEC sobre coligações eleitorais amanhã

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Raposa/Serra do Sol
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página