Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2005 - 17h30

Planalto vai incentivar ministros das pastas sociais a divulgar realizações

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O governo federal decidiu dar mais visibilidade para as realizações feitas na área social. Para isso, está incentivando os ministros das pastas sociais a ter mais contato com a imprensa.

"O presidente [Lula] pediu aos ministros da área social que difundissem as informações em escala mais ampliada. Cada qual na sua área explicando em que estágio se encontra cada ação de cada ministério", disse hoje o ministro Luiz Gushiken (Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica).

Segundo ele, os ministérios das áreas sociais têm dificuldade de apresentar para a sociedade todos os avanços feitos durante o governo Lula. "Tenho dito ao presidente que a quantidade de políticas que o governo vem desenvolvendo é de tal ordem, que é como um trem em alta velocidade: se você fica muito próximo não consegue captar a totalidade dessas ações. É preciso ter um distanciamento maior, ou seja, uma explicação mais adequada por parte de cada ministro nesse processo de inclusão social."

Para transmitir essas informações para a sociedade, Gushiken disse que os ministros foram incentivados a conversar mais com a imprensa.

"O presidente pediu que os ministros fizessem um esforço de comunicar mais insistentemente aquilo que conseguiram em seus respectivos ministérios. Para se preocuparem em se comunicar mais, darem mais entrevista, falar mais com a imprensa. O presidente pediu que tivessem maior disposição de dialogar com imprensa", afirmou ele.

Gushiken negou que os ministros das pastas sociais tenham falhado na área de comunicação. "Não foi falha. De tempos em tempos é preciso que haja uma carga de informações de maneira que a sociedade tenha uma prestação de contas devidamente realizada. Prestem contas e informem de maneira que o povo entenda."

O ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) será um dos primeiros a sair a campo para cumprir as novas determinações do governo no que diz respeito à comunicação. Ele enviará nesta semana cartas para todas as prefeituras do país lembrando que têm até 30 de junho para enviar relatórios sobre programas sociais, como o Bolsa Família.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página