Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2010 - 12h55

Cardiologista diz que exames médicos de Lula estão normais

Publicidade

GUILHERME REED
colaboração para a Folha Online
da Folha Online

O cardiologista Roberto Kalil, que acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante os exames no InCor (Instituto do Coração), em São Paulo, neste sábado, disse que não vê problemas no fato de o presidente retomar suas atividades a partir de segunda-feira. "O presidente pode voltar à atividade. O resultado dos exames já saiu, os exames estão dentro da normalidade", disse o médico.

Segundo ele, a principal recomendação é que Lula volte a praticar atividades físicas regularmente, como sempre fez, e reduzir o consumo de sal. "Nessa maratona que ele veio, provavelmente ele não conseguiu fazer o exercício de caminhada que ele faz uma hora, uma hora e meia todo dia. Uma hora é suficiente, é bem recomendado", disse Kalil.

Marcelo Justo/Folha Imagem
Após exames no InCor, Lula diz que "graças a Deus" está com a saúde perfeita
Após exames no InCor, Lula diz que "graças a Deus" está com a saúde perfeita

Além dos exercícios e do controle da dieta, Kalil recomendou ao presidente descansar e dormir um pouco mais.

Neste sábado, Lula passou por exames de sangue, urina, teste de função pulmonar, ecocardiograma, tomografia das artérias cardíacas, além de uma ultrassonografia do abdome e da próstata. Kalil afirmou que Lula não está tomando mais nenhuma medicação.

Repouso

Desde quinta-feira, o presidente se recupera de uma crise de hipertensão que teve na noite de quarta-feira no Recife (PE). Ele estava de repouso em seu apartamento em São Bernardo. Após os exames de hoje, Lula retornou para Brasília, onde não terá compromissos oficiais até amanhã.

Ontem, o médico da Presidência da República, Cleber Ferreira, examinou Lula e constatou que a pressão arterial dele está normal: 11 x 7. Ferreira esteve com o presidente durante uma hora, das 18h às 19h e, segundo a Presidência, desde quinta-feira não toma a medicação para controlar a pressão.

Segundo a Presidência, Lula estava bem e passou o dia vendo TV com a mulher, Marisa Letícia, os filhos Fábio, Sandro, Marcos e Luiz Cláudio, e o neto Thiago.

No Recife, Lula cumpria agenda oficial, antes de ir para Davos (Suíça), onde participaria do Fórum Econômico Mundial. Ele passou mal no avião e, por orientação médica, foi para o hospital Português, onde chegou com moleza no corpo e um mal-estar geral.

Lula passou a noite no hospital Português, antes de seguir para São Bernardo, onde descansou até a manhã de hoje. Ele deve retornar ao trabalho na segunda-feira.

Agenda

O presidente retoma sua agenda na próxima segunda-feira, em Brasília. O primeiro compromisso será a cerimônia de abertura do ano judiciário no STF (Supremo Tribunal Federal). À tarde, o presidente participa da apresentação das credenciais dos embaixadores no Brasil e, à noite, inaugura mais uma escola técnica federal.

Pela agenda prevista para Lula, na terça-feira à tarde ele recebe o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Cleyton Pinteiro, além de pilotos e dirigentes da Fórmula Indy de 2010. Depois se reúne com representantes da sociedade civil para discutir o plano de banda larga.

Na quarta-feira, o presidente fará sua primeira viagem após a crise de hipertensão. Ele vai para o Rio de Janeiro para visitar o túnel de passagem do gasoduto Gasduc 3, na Serra dos Gaviões. Depois participa da cerimônia de inauguração do gasoduto Cabiúnas-Macaé e da estação de compressão Campos Elísios-Duque de Caxias. Ele deve retornar na hora do almoço para Brasília.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página