Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2005 - 15h02

Ciro Gomes descarta candidatura no Rio e sinaliza apoio a Palmeira

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, voltou atrás e descartou nesta segunda-feira a hipótese de concorrer ao governo do Estado do Rio de Janeiro nas eleições de 2006. Segundo o ministro, ainda é muito cedo para discutir as eleições, mas ele adiantou que não almeja o cargo de governador do Rio de Janeiro.

A declaração de Ciro hoje vai de encontro com sua posição recente. No último dia 20, em passagem por Teresina (PI), o ministro disse que estava "pensando" em se candidatar ao governo fluminense no ano que vem. "Eu estou pensando no assunto", disse ele, na ocasião, ao ser questionado sobre a possível candidatura.

Hoje, Ciro disse que o Rio de Janeiro é um espelho do Brasil nas qualidades e nos defeitos. "A sensação das pessoas, justa ou injusta, é de que nada funciona: a segurança, a saúde. Há uma queixa. Todo mundo que puder e tiver alguma responsabilidade quer ajudar. Então eu tenho que ajudar também. Agora isso quer dizer candidato a governador? Não", disse.

Ao declarar que não pretende ser candidato, o ministro indicou que está disposto a ajudar o candidato do PT, Vladimir Palmeira. "Qual é a minha tarefa? Carregar panfleto para o Vladimir Palmeira? É o que eu vou fazer, vou ajudar no que estiver ao meu alcance", afirmou. Apesar da promessa de apoio, Ciro admitiu a hipótese de mudar seu domicílio eleitoral.

PSB

Sobre a mudança de partido, Ciro afirmou que ainda vai conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com os companheiros na política nacional e com os do Ceará antes de anunciar uma decisão. "Posso ir eventualmente para um outro partido. Esse outro partido pode ser eventualmente o PSB", disse.

O ministro concedeu hoje uma palestra na Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) sobre o projeto de integração do rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste setentrional.

Leia mais
  • Brasileiro paga R$ 100 por ano para garantir funcionamento da Justiça
  • CCJ deve votar amanhã propostas sobre referendo e coligações
  • Membros da CPI das privatizações devem ser eleitos amanhã
  • Lula usa medidas provisórias para criar quase 20 mil cargos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Ciro Gomes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página