Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2005 - 10h52

Na abertura da cúpula, Lula prevê "novo capítulo" com países árabes

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

Ao abrir oficialmente a Cúpula América do Sul-Países Árabes na manhã de hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o encontro irá iniciar "um novo capítulo" para as duas regiões, como uma oportunidade histórica de cooperação entre a América do Sul e o mundo árabe.

"Nosso grande desafio é desenhar uma nova geografia econômica e comercial internacional. Podemos traçar novos rumos na busca do desenvolvimento, sem desconsiderar caminhos tradicionais, mas com autonomia, criatividade e ousadia. Mas esse esforço só será recompensado se soubermos transformar os frutos do desenvolvimento em instrumentos eficazes para diminuição das desigualdades sociais, a promoção dos direitos humanos e o aperfeiçoamento das instituições democráticas."

Sérgio Lima/Folha Imagem
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Segundo Lula, o encontro é uma demonstração de confiança no diálogo como forma de aproximar países distantes, culturas distintas e percepções diferentes do mundo. "Ele expressa a confiança no poder do conhecimento mútuo como fator de aproximação e entendimento", afirmou.

Os países presentes ao encontro, segundo Lula, também teriam em comum a tolerância e o culto à diversidade. "Queremos dar passos concretos e duradouros na luta pelo desenvolvimento e pela justiça social", afirmou o presidente. "Defendemos a democratização dos organismos internacionais para que a voz dos países em desenvolvimento seja ouvida", reiterou.

A realização da cúpula, segundo Lula, além de abrir e revitalizar os canais de comunicação entre as duas regiões, demonstra que os países presentes foram capazes de vencer o "ceticismo" dos que acharam que os países da América do Sul e do mundo árabe não seriam capazes de trabalhar juntos.

Reunião

A partir das 11h30, Lula e os chefes de Estado e de governo se deslocam para o Hotel Blue Tree Park, onde participam da primeira reunião plenária, seguida de almoço oferecido pelo governo brasileiro.

A segunda reunião de trabalho será realizada às 15h30, também no Hotel Blue Tree Park.

À noite, Lula homenageará os chefes de Estado e de governo participantes da Cúpula com uma recepção no Itamaraty.

Leia mais
  • Lula abre Cúpula América do Sul-Países Árabes em Brasília
  • Terrorismo e política roubam discurso econômico da cúpula

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Cúpula América do Sul-Países Árabes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página