Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2005 - 16h50

STF analisa pedido de quebra de sigilo fiscal da Igreja Universal

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Carlos Velloso analisa o pedido de quebra de sigilo fiscal da Igreja Universal do Reino de Deus, encaminhado na semana passada pelo procurador-geral da República, Cláudio Fonteles. "Esta diligência é fundamental para conclusão das investigações", diz o procurador em seu despacho ao STF.

O pedido consta do inquérito 1903, que investiga o possível envolvimento da igreja com duas empresas -- Cableinvest e Investholding -- sediadas em paraísos fiscais, que financiaram a compra da TV Record do Rio de Janeiro e de outras emissoras evangélicas.

O senador Marcelo Crivella (PL-RJ), um dos investigados no inquérito, assim como o bispo Edir Macedo, depôs sobre o caso na Polícia Federal e disse hoje não ver razão para a quebra do sigilo da Igreja Universal.

"Os advogados da igreja enviaram uma defesa ao Supremo, mostrando que não há base para se quebrar o sigilo, que a igreja não tem nada a ver com o caso da compra da TV Record em 1992", afirmou.

O senador é investigado por ser supostamente vice-presidente de uma das empresas no exterior, registrada no paraíso fiscal das Ilhas Cayman. Crivella nega. "Eu nunca tive conta em paraíso fiscal. A única conta que tive no exterior foi na África."

Mesmo sendo contrário ao pedido de quebra de sigilo fiscal, Crivella disse que respeitar a decisão do procurador. "Eu e ele [Fonteles] somos cristãos. Ele lê a Bíblia e sabe de sua responsabilidade diante de Deus. Eu acho que ele está cumprindo seu dever de consciência", afirmou.

Processo

A TV Record do Rio foi comprada em 1992 no nome de seis membros da Universal. A transação totalizou US$ 20 milhões, valor parcelado em 15 vezes. Para cada promissória, os compradores assinaram um contrato de empréstimo de valor equivalente com a Investholding ou com a Cableinvest, para pagamento em cinco anos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Igreja Universal
  • Leia o que já foi publicado sobre a Marcelo Crivella
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página