Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2005 - 12h13

Em reunião com Lula, líderes indicam crise moral

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu nesta quarta-feira os integrantes da Mesa Diretora da Câmara e líderes da base e da oposição para assumir, definitivamente, a coordenação política do governo ao lado do ministro Aldo Rebelo. No encontro, uma das principais preocupações demonstradas pelos líderes, além da falta de articulação, foi a crise moral que passam os políticos e a sociedade brasileira, segundo o líder do PSB, deputado Renato Casagrande (ES).

"A CPI [dos Correios] não foi colocada durante a reunião. Nós, os líderes, avaliamos a questão do caso Roberto Jefferson [acusado de participar do esquema de corrupção nos Correios] e diversos outros casos como Rondônia e Alagoas e outros que surgem no dia-a-dia como uma crise de representatividade, como uma crise que atinge a sociedade brasileira e que deixa a população muito desconfiada dos seus representantes", afirmou Casagrande.

Em Rondônia, fitas gravadas pelo governador Ivo Cassol (PSDB) mostram deputados negociando R$ 50 mil em troca de apoio no Legislativo. Já em Alagoas, a Polícia Federal investiga prefeitos acusados de fraudar licitações de merenda escolar com verbas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Para o líder da minoria na Câmara, deputado José Carlos Aleluia (PFL-BA), o país não vive apenas uma simples crise de representatividade, mas uma crise moral. "Precisamos combater isso. Todos querem a democracia. Se não combatermos a corrupção, não haverá credibilidade para o Congresso e estabilidade para o governo."

Sobre a CPI dos Correios, Casagrande afirmou que é muito difícil fazer com que os deputados e senadores retirem suas assinaturas e, com isso, derrubar a comissão. "Temos que fazer com que a CPI funcione, investigue a fundo e não sirva de palco ou palanque para a oposição."

Em relação ao envolvimento direto do presidente Lula na coordenação política, o líder do PSB avaliou que isso não representa o enfraquecimento do ministro Aldo Rebelo. "O envolvimento do presidente fortalece a articulação política e quem a está fazendo."

Segundo Casagrande, o presidente fez uma breve exposição na abertura do encontro e reafirmou a necessidade de desobstrução da pauta da Câmara, principalmente com a votação da reforma tributária. Lula informou que pretende tornar mais freqüente esses encontros com os líderes partidários e os dirigentes da Câmara.

Leia mais
  • Lula recebe integrantes da Mesa Diretora da Câmara e líderes partidários
  • Oposição diz ter assinaturas suficientes para criação da CPI dos Correios
  • Garotinho diz que não ofendeu juíza

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre coordenação política
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página