Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2005 - 12h12

Bancada do PT na Câmara decide apoiar CPI dos Correios

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O PT decidiu, após reunião da coordenação de sua bancada na Câmara, apoiar a instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) mista dos Correios. O anúncio foi feito pelo líder do partido na Casa, deputado Paulo Rocha (PA). Além desta CPI, o PT vai propor aos demais partidos da base que apoiem a criação da CPI para investigar o pagamento de mesadas a deputados.

Com esta decisão, o PT vai garantir a aprovação na tarde de hoje da CPI que tem sua constitucionalidade analisada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara. Segundo o deputado Walter Pinheiro (PT-BA), o parecer do relator do recurso contra a CPI, se for a favor da criação, será aprovado, se contrário, será rejeitado. "A idéia é fazer correções no texto do requerimento de criação, para garantir sua constitucionalidade."

Sobre a CPI do chamado "mensalão", Pinheiro explicou que a proposta é investigar todo e qualquer pagamento feito para deputados. "Não só as mesadas alegadas por Roberto Jefferson [presidente do PTB]. Vamos investigar o pagamento por mudança de sigla, votos, mesadas, tudo."

Pinheiro informou ainda que o PT vai trabalhar para que tanto o Conselho de Ética como a Corregedoria da Câmara investiguem a fundo todas as denúncias. "Temos que levar para a Corregedoria, depois para o Conselho, depois o Plenário e, por fim, mandar todos os envolvidos para a rua."

Segundo o deputado petista, a CPI dos pagamentos aos deputados deve ser restrita à Câmara, já que as denúncias apresentadas não falam do pagamento a senadores. "A não ser que eles estejam com alguma dúvida por lá também", disse Pinheiro.

Enquanto o PT leva a proposta da CPI do "mensalão" para os demais partidos da base aliada, o PFL e o PSDB se mostram contra a criação da comissão. Segundo o líder pefelista na Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ), seria uma perda de tempo, porque há a necessidade de colher assinaturas, fazer com que a comissão seja aprovada na Câmara, o que pode levar até 40 dias.

"Acreditamos que todos os fatos podem ser investigados na CPI dos Correios", afirmou Maia.

Leia mais
  • Senadores do PT decidem apoiar uma possível CPI do "mensalão"
  • PTB decide afastar Roberto Jefferson após declarações sobre mensalão
  • Lula participa da abertura de fórum de combate à corrupção

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso da mesada no Congresso

    Sites relacionados
  • Ouça trechos da entrevista de Lúcia Hippolito (Só para assinantes do UOL)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página