Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2005 - 10h10

Força Sindical quer pedir proteção da PF para Roberto Jefferson

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A Força Sindical vai pedir ao Ministério da Justiça proteção para o deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ). Essa proteção seria dada pelos homens da Polícia Federal. Em denúncia à Folha, Jefferson acusou o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, de pagar uma mesada de R$ 30 mil a deputados em troca de apoio político nas votações de interesse do Executivo.

Para o presidente da Força, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, a vida de Jefferson "precisa ser protegida para que a sociedade saiba a verdade sobre a corrupção no Congresso". "Não vamos pedir esse apoio porque ele [Jefferson] canta bem. Mas porque ele quer falar [sobre corrupção] e é direito da sociedade saber."

O sindicalista disse que o objetivo da proposta é evitar a repetição de incidentes passados. "Temos casos passados, como os assassinatos de PC Farias [ex-tesoureiro da campanha do presidente Fernando Collor de Mello] e do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel [PT]. Todos morreram em situações obscuras."

A proposta da Força de pedir proteção da PF para Jefferson será apresentada pela Força hoje à tarde numa reunião com representantes da sociedade civil na sede da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), em São Paulo. Deverão participar do encontro o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, representantes da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), entre outros.

"Vamos ver se a sociedade civil está disposta a aderir à nossa proposta e assinar um pedido em conjunto de proteção ao Roberto Jefferson", disse Paulinho.

Mesmo que não receba o apoio de outras entidades, Paulinho disse que a Força apresentará sozinha essa ao Ministério da Justiça. "Acho que esse caso é sério e merece atenção da Polícia Federal."

Encontro

No encontro de hoje, a Força, SDS (Social Democracia Sindical) e CAT (Central Autônoma dos Trabalhadores) também vão discutir com a sociedade civil um calendário de atos contra a corrupção.

Eles também vão reafirmar o pedido de instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) exclusivamente para apurar as denúncias feitas por Jefferson sobre o pagamento de mesada.

Leia mais
  • CCJ derruba recurso e garante constitucionalidade da CPI dos Correios
  • Tesoureiro do PT nega acusações e diz que foi "caluniado e massacrado"

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso da mesada no Congresso
  • Leia o que já foi publicado sobre Roberto Jefferson
  • Leia o que já foi publicado sobre a Força Sindical
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página