Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2005 - 12h10

Em discurso, Tião Viana pedirá que ministros do PT entreguem cargos

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O primeiro vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), vai pedir nesta segunda-feira, durante pronunciamento na tribuna da Casa, que todos os ministros petistas entreguem seus cargos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Viana confirmou o pronunciamento e o seu teor. O discurso deverá começar às 15h. Pela manhã, o congressista esteve reunido com a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), na liderança do partido, fechando o texto do seu pronunciamento.

O objetivo de Viana é dar início ao processo de reforma ministerial para o presidente Lula. "O presidente precisa estar livre para escolher nomes que estejam acima dos partidos e sem qualquer suspeita", argumentou.

Para o senador, o processo deve começar pelo PT que, se tomar a iniciativa, o presidente pode retirar outras peças do tabuleiro político.

Um exemplo de quem pode ser demitido na reforma é o ministro da Previdência, Romero Jucá, que enfrenta uma investigação, autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por denúncias irregularidade em empréstimo concedido pelo Basa (Banco da Amazônia) à empresa Frangonorte, da qual Jucá era um dos sócios.

O afastamento dos ministros também abre espaço para que o ministro José Dirceu, da Casa Civil, retorne à Câmara. A idéia foi debatida neste domingo entre o próprio Dirceu e o presidente Lula.

Com seu retorno para o Congresso, Dirceu retomaria o controle da articulação política na Casa e possibilitaria mais tranqüilidade para o Planalto promover as investigações necessárias sobre as denúncias de pagamento de recursos para os partidos da base aliada.

Leia mais
  • Depois de denúncias, Jefferson deve se afastar da presidência do PTB
  • Investigações não deixarão "pedra sobre pedra", diz Lula
  • Site do PTB traz reportagem que mostra que o PT já negou dinheiro a Jefferson
  • Áudio: ouça trechos da nova entrevista de Roberto Jefferson à Folha

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso da mesada no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página