Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2010 - 08h33

Procurador-geral de Justiça de SP deixa cargo e tenta reeleição

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira, afastou-se anteontem do cargo para poder disputar a reeleição no próximo mês. Também são candidatos os procuradores João Francisco Viegas e Márcio Sérgio Christino.

Grella foi eleito chefe do Ministério Público de São Paulo em 2008, com uma vantagem de 262 votos sobre o segundo candidato. Sua vitória marcou o fim de 12 anos em que a instituição foi presidida por Luiz Antonio Marrey, hoje secretário de Justiça de São Paulo, ou por alguém indicado por ele.

De todos os membros da instituição (1.500 promotores e 300 procuradores), só os procuradores são candidatáveis. Uma proposta comum aos postulantes ao cargo é a possibilidade de abrir a disputa aos promotores. Grella chegou a enviar um projeto para o Órgão Especial, que foi rejeitado pelos procuradores mais antigos.

A eleição será no dia 20 de março. A lista com os respectivos votos será remetida ao governador José Serra (PSDB), que dará a palavra final. A tendência é o primeiro colocado ser confirmado.

O procurador José Luiz Abrantes, membro mais antigo, assumiu a chefia do órgão no lugar de Grella.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página