Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2005 - 21h08

Conselho vota na quinta-feira convite para depoimento de Delúbio e Dirceu

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), confirmou para quinta-feira, uma nova sessão para votar os requerimentos de convite de testemunhas apresentados nesta terça-feira.

Entre os nomes sugeridos, estão o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e do tesoureiro do PT, Delúbio Soares. Também foram apresentados requerimentos para que sejam convidados a deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO), o deputado Miro Teixeira (PPS-RJ), o governador do Goiás, Marconi Perilo e o secretário-geral do PT, Silvio Pereira.

Todos os nomes foram citados no depoimento do deputado Roberto Jefferson (RJ), presidente nacional do PTB, que foi objeto de uma representação do PL, junto ao Conselho de Ética, por falta de decoro parlamentar. O PL acusou Jefferson de fazer graves acusações contra deputados do seu partido sem provas.

Jefferson repetiu em seu depoimento o que já havia afirmado em duas entrevistas concedidas à Folha, sobre a existência de um suposto esquema de pagamento de mesadas de R$ 30 mil --o "mensalão" --a congressistas do PP e do PL em troca de apoio político ao governo federal.

O dinheiro, pago pelo tesoureiro do PT, viria, segundo ele, de empresas privadas ligadas ao governo. O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), quer ainda que a secretária do publicitário Marco Valério seja convidada a depor. De acordo com declarações de Jefferson, a funcionária já teria confirmando ter empacotado o dinheiro distribuído pelo PT.

Fruet também pediu que seja convidado o motorista citado por Jefferson, o general Jorge Félix e toda a diretoria dos Correios. Fruet também pediu a quebra de sigilo de Delúbio Soares e do publicitário Marco Valério, citados nas denúncias.

Na próxima sessão, o Conselho de Ética também deve votar pedido de quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico de Jefferson.

Leia mais
  • Lula está "sereno e tranqüilo", diz empresário
  • Mabel acusa Jefferson de pedir para PL retirar representação
  • Jefferson diz que não tem provas e que Dirceu pode transformar Lula em réu
  • Congresso adia CPI à espera de depoimento de Jefferson

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso da mesada no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página