Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2005 - 19h16

Jaques Wagner confirma sondagem para assumir coordenação política

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
Folha Online, em Brasília

O ministro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Jaques Wagner, confirmou hoje que foi sondado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir a Coordenação Política no lugar do ministro Aldo Rebelo.

"Disse [ao presidente] que sou parte do projeto [de governo], estou à disposição para qualquer missão. Onde estiver desempenhando a melhor missão, vou contribuir", afirmou o ministro, que negou ter "obsessão por cargo".

Ele destacou, no entanto, que o convite não foi formalizado pelo presidente e que enquanto isso mantém seu projeto político de construir sua candidatura ao governo do Estado da Bahia em 2006.

O presidente Lula ainda aguarda uma posição do PMDB sobre a proposta de ampliar sua participação no governo para definir a reforma ministerial. Os ministros que forem se candidatar nas próximas eleições deverão deixar o governo agora. Desta forma, o presidente Lula pretende evitar o desgaste de uma nova mudança no ministério em abril do próximo ano.

PMDB

Apesar da sinalização do PMDB paulista hoje de rejeitar a proposta de ampliar sua participação no governo, o ministro disse acreditar em um "desfecho positivo" para as negociações com o partido. "Creio que o desfecho será favorável. Sinto que há ampla maioria", disse.

Mas ele evitou falar qual foi a oferta do governo ao PMDB para garantir reforço na base aliada. O partido deverá ampliar sua participação na Esplanada dos Ministério de duas para quatro pastas.

O ministro acompanhou hoje audiência do prefeito de Salvador, João Henrique (PDT), para tratar da liberação de verbas para o metrô local. Segundo o prefeito, o presidente comprometeu-se com a renovação de acordo com o Bird (Banco Mundial) e com o desembolso mensal de recursos para as obras.

Jaques Wagner disse ainda que a obra deverá ser incluída no PPI (Programa Piloto de Investimento em Infra-Estrutura).

Leia mais
  • Calheiros cobra urgência sobre definição do apoio do PMDB ao governo
  • Ala do PMDB rejeita mais espaço no governo
  • Associação entra com ação contra Lula no STF

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a reforma ministerial

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página