Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2005 - 15h03

Lula manda afastar diretores de Furnas citados por Jefferson

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu afastar os três diretores de Furnas Centrais Elétricas citados pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) em novas denúncias de um suposto esquema de caixa dois na estatal.

Em entrevista a Renata Lo Prete, editora do Painel da Folha, o deputado afirmou que a estatal dividia uma sobra de caixa de R$ 3 milhões entre o diretório nacional do PT, o diretório mineiro do partido e alguns parlamentares da base aliada.

Lula Marques/FI
O presidente Lula, que mandou a PF investigar as denúncias
O presidente Lula, que mandou a PF investigar as denúncias
Em nota à imprensa, o ministro interino de Minas e Energia, Maurício Tolmasquim, informou na tarde de hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a "imediata e rigorosa apuração das supostas irregularidades" por Furnas e pela Eletrobrás, holding à qual Furnas está subordinada.

Até que o caso seja esclarecido, os diretores Dimas Fabiano Toledo, Rodrigo Botelho Campos e José Roberto Cesaroni Cury ficarão afastados das funções e da empresa.

Dimas Toledo é funcionário de carreira de Furnas. Ele ingressou na empresa há 35 anos e já ocupou todos os níveis hierárquicos, de engenheiro a diretor de Planejamento, Engenharia e Construção, cargo que exerce há seis anos. Foi nomeado diretor-presidente interino em abril de 2002, função que acumulou com a Diretoria Técnica. Coordenou diversas comissões de obras e fornecimentos de equipamentos, como o Sistema de Transmissão de Itaipu, a usina hidrelétrica de Serra da Mesa e a usina hidrelétrica de Corumbá.

Especialista em regulação da distribuição de energia elétrica e derivados de petróleo, em gestão de ativos do setor elétrico, em contratação de energia elétrica e em gestão de ativos do setor elétrico, Cury trabalhou na ANP (Agência Nacional do Petróleo), na STL (do grupo Bozano Simonsen/Odebrecht), na Inepar, entre outras. Na CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) foi diretor de Operações e diretor de Distribuição.

Campos iniciou sua atividade profissional na Acesita e se transferiu em 1985 para a Cemig. Trabalhava na Superintendência de Relacionamento Institucional da Cemig quando foi escolhido para ocupar a diretoria de Administração e Suprimentos de Furnas. Foi indicado pelo PT. Possui especialização em planejamento governamental e administração financeira, com grande experiência em gerência de relacionamento de recursos humanos, assim como assuntos comerciais e institucionais. Ele atuou também como vice-presidente da CUT-MG.

Polícia Federal

A Polícia Federal vai abrir inquérito para apurar as denúncias de caixa dois na estatal.

Em nota à imprensa, o Ministério da Justiça informou que a abertura de inquérito foi uma determinação do próprio presidente Lula.

Jefferson disse na entrevista que ficou sabendo da operação por meio do diretor Dimas Toledo. O deputado depõe hoje na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) mista dos Correios, onde poderá confirmar aos congressistas as novas acusações.

Confira a íntegra da nota:

"O ministro interino de Minas e Energia, Maurício Tolmasquim, cumprindo decisão do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, determinou às diretorias da Eletrobrás e de Furnas Centrais Elétricas que procedam a uma imediata e rigorosa apuração de supostas irregularidades na gestão de Furnas, mencionadas em noticiário da imprensa no dia de hoje (30/06). Durante as investigações, os diretores Dimas Fabiano Toledo, Rodrigo Botelho Campos e José Roberto Cesaroni Cury ficarão afastados de suas funções e da empresa.

Também por decisão do Presidente da República, o Ministério da Justiça determinou à Polícia Federal a abertura de inquérito para apuração dos fatos."

Colaborou JANAINA LAGE, da Folha Online, no Rio

Leia mais
  • Em nova denúncia, Jefferson diz que Furnas fazia caixa dois para o PT
  • PF vai investigar denúncias de caixa dois para PT em Furnas

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre o caso da mesada no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página