Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2005 - 17h23

Em discurso, Costa Neto oferece quebra de seus sigilos

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O presidente nacional do PL, deputado Valdemar Costa Neto (SP), colocou nesta segunda-feira, à disposição da Presidência da Câmara, a quebra dos seus sigilos fiscal, bancário e telefônico. Em discurso na tribuna da Casa, Costa Neto fez ainda um apelo para que o Congresso seja convocado em julho.

Costa Neto, ao defender os trabalhos no recesso, admitiu a procedência de algumas das denúncias feitas pelo ex-presidente nacional do PTB, deputado Roberto Jefferson (RJ). O presidente do PL é o autor da denúncia feita ao Conselho de Ética da Câmara contra Jefferson por ele ter feito denúncias sobre o pagamento de mesada a deputados --o "mensalão" --sem ter apresentado provas.

"A gravidade do quadro político brasileiro e o surgimento de evidências que apontam para a comprovação de algumas denúncias oferecidas pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), reivindicam do Congresso Nacional a urgência de uma iniciativa que não permita a impressão de que o parlamento está jogando a sujeira para baixo do tapete", disse, em plenário.

Costa Neto classificou a convocação do Congresso como uma clara e necessária demonstração à sociedade de que o parlamento vai trabalhar pela apuração das denúncias de corrupção que geraram a atual crise política vivida pelo país.

Segundo o presidente do PL, o seu gesto de oferecer a quebra dos seus sigilos foi a forma encontrar de dar sua contribuição para a apuração das denúncias de corrupção dentro do Legislativo.

"Passo à Mesa o documento que permite, para a investigação de uma CPI, o conhecimento de minhas declarações de imposto de renda, de minha movimentação bancária e de qualquer número de telefone,qualquer que seja, que utilizou o que já usei em algum momento."

Ainda de acordo com o presidente do PL, a sociedade não pode ter dúvidas do interesse do Congresso de levar a fundo as investigações em curso. "Ninguém tenha dúvida. Faremos com que as investigações sigam para além do ponto em que as denúncias conhecidas serviriam aos interesses do deputado Roberto Jefferson."

Leia mais
  • Lula prepara reforma e esquerda do PT pede afastamento de Executiva
  • Na TV, Jefferson diz ter novas denúncias contra Dirceu
  • Genoino participa hoje do programa "Roda Viva"

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso da mesada no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página