Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2005 - 09h17

Executiva Nacional do PT se reúne em São Paulo

Publicidade

da Folha Online

A Executiva Nacional do PT se reúne nesta terça-feira, a partir das 10h, na sede do partido em São Paulo, para discutir o empréstimo de R$ 2,4 milhões feito pela legenda junto ao banco mineiro BMG, em 2003.

Após reportagem divulgada no sábado pela revista "Veja", que divulgou as informações sobre o empréstimo, o presidente do partido, José Genoino, convocou uma reunião extraordinária da Executiva para o domingo. O encontro, no entanto, foi adiado para hoje.

A alteração da data aconteceu por uma questão de agenda --se a reunião fosse realizada no domingo, alguns membros da Executiva não poderiam comparecer.

Genoino disse que assinou, sem ler, o contrato para o empréstimo com o banco mineiro. Um dos avalistas é o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza --cujas empresas de propaganda atuam junto a estatais e já faturaram mais de R$ 140 milhões em contratos de prestação de serviço.

Genoino afirmou que, na época, não conhecia Valério e que assinou o contrato em confiança ao tesoureiro do partido, Delúbio Soares.

Denúncia

A "Veja" desmente as declarações que Valério deu nas últimas semanas --a de que ele não teria vínculos comerciais com o Partido dos Trabalhadores, mas só de amizade com seu tesoureiro, Delúbio Soares. A revelação se torna mais um componente gravíssimo na crise e mantém o governo como um todo em xeque.

Marcos Valério é o principal suspeito de operar o chamado "mensalão" --pagamento de mesadas a deputados federais dispostos a "ajudar" o governo Luiz Inácio Lula da Silva a aprovar seus projetos na Câmara Federal.

Executiva

A esquerda petista defende o afastamento imediato da atual direção partidária, em especial do presidente do PT e do tesoureiro do partido.

O secretário-geral do PT, Silvio Pereira, pediu ontem o afastamento da Executiva Nacional do partido. Pereira foi acusado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de intermediar a negociação de cargos no governo para viabilizar o suposto esquema do "mensalão".

Ele pede para ficar afastado de suas funções até o término das investigações.

Leia mais
  • Assinei contrato em confiança a Delúbio, diz Genoino
  • Silvio Pereira pede afastamento de suas funções no PT
  • Conselho pode pedir quebra de sigilos de Jefferson
  • Relator da CPI dos Correios confirma que Delúbio e Genoino serão convocados

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso da mesada no Congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página