Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2005 - 16h03

Irmão de Genoino se retira da liderança do PT em Assembléia do Ceará

Publicidade

da Folha Online

O deputado estadual José Nobre Guimarães (PT-CE), irmão do ex-presidente nacional do partido, José Genoino, comunicou nesta terça-feira sua retirada da liderança da sigla na Assembléia Legislativa do Ceará. A vice-líder Rachel Marques deve assumir sua posição na Casa.

Guimarães apareceu para o noticiário nacional quando seu assessor, já exonerado, José Adalberto Vieira da Silva, foi preso na sexta-feira passada quando tentava embarcar para Fortaleza com R$ 200 mil numa mala e US$ 100 mil escondidos na cueca, no aeroporto de Congonhas.

Reprodução
O deputado estadual José Nobre Guimarães
O deputado estadual José Nobre Guimarães
O PT do Ceará suspendeu a filiação do assessor por 60 dias e também afastou Vieira da função no Diretório Estadual, onde atuava como secretário de organização.

Quando ocorreu a exoneração do assessor, já houve um movimento no próprio partido para que Guimarães pedisse o licenciamento da liderança para cuidar melhor de sua defesa. No dia da prisão do assessor, o deputado afirmou que Vieira era um homem de sua confiança, mas que seu trabalho no gabinete não tinha envolvimento com questões financeiras.

Destino dos recursos

O deputado afirmou, durante entrevista à imprensa em Fortaleza, que procedeu a um rastreamento dos recursos manipulados por seu assessor e afirmou que até amanhã teria os documentos para comprovar o destino do dinheiro.

Guimarães também afirmou que os funcionários de seu gabinete não tinham conhecimento do paradeiro de Vieira e de que ele não viajou com recursos institucionais. Ele também disse que não pode ser descartada a possibilidade de uma "armação" no episódio e que seu irmão, o ex-presidente nacional do PT, José Genoino, "está inocente".

"A ação dele [Vieira] não tem nada a ver com o PT e muito menos com o Genoino. Estou desconfiado que há elementos que a polícia precisa confirmar", disse ele.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Gushiken perde status de ministro e Casa Civil absorve Secom
  • PFL expulsa deputado que levava malas de dinheiro da Universal
  • Crise política não afeta popularidade de Lula, diz CNT/Sensus
  • População acredita que Lula não sabia do "mensalão", conclui pesquisa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise no PT
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página