Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2005 - 14h55

Na França, Lula diz que o "Brasil não merece o que está acontecendo"

Publicidade

da Folha Online
da France Presse, em Paris

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu hoje em em Paris que o Brasil passa por um momento político muito delicado. "O Brasil não merece o que está acontecendo e sim algo muito melhor", disse.

Junto do presidente francês Jacques Chirac, Lula assistiu ao desfile militar de 14 de julho, o dia da festa nacional francesa.

No segundo dia de sua visita oficial a Paris, Lula voltou a evitar qualquer pergunta relacionada à crise política brasileira.

"Esta recepção em Paris me agradou muito. A França nos trata com muita dignidade", disse Lula.

Para membros da delegação brasileira, a viagem a Paris ajudou a melhorar o astral do presidente Lula. "Vir a Paris nesse momento foi algo muito positivo, já que Lula pôde sentir o apreço e a admiração que provoca no exterior", disse um membro da delegação que preferiu não ter seu nome citado.

"O presidente Chirac não é um homem de esquerda ou de direita, não é um político com preconceitos e sim um grande estadista que trata a todos por igual e com grande respeito", afirmou Lula.

Após o desfile, Lula foi recebido com samba pela cantora Elba Ramalho durante sua visita a uma exposição que faz parte do Ano do Brasil na França.

"Este ato demonstra muito bem as estreitas relações com este país amigo e ressalta a importância da presença aqui de um homem com o talento, o compromisso e a história de nosso presidente", afirmou o ministro da Cultura Gilberto Gil.

Lula, convidado de honra do governo francês neste 14 de julho, concluirá o dia vendo os fogos de artifício na Torre Eiffel, acompanhado do prefeito da cidade, o socialista Bertrand Delanoe.

Na sexta-feira, antes de deixar a capital francesa, Lula se reunirá de novo com Chirac e com o primeiro-ministro Dominique de Villepin.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o presidente Lula
  • Leia o que já foi publicado sobre a Queda da Bastilha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página