Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2005 - 21h24

Políticos torcem contra quem está no poder, diz Lula

Publicidade

FÁBIO AMATO
da Agência Folha, em Taubaté

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que existem pessoas no país que trabalham para que o seu governo não dê certo. De acordo com o presidente, o Brasil seria o único país do mundo em que políticos, mesmo os de mesmo partido, torcem para o insucesso de quem está no poder, comportamento que ele chamou de "medíocre".

"O Brasil é o único lugar do mundo onde mesmo o companheiro de partido que elege o sucessor fica torcendo para ele não dar certo, para ser pior do que ele. É muitas vezes o comportamento da mediocridade", disse o presidente no final da tarde de ontem, durante discurso na fábrica da Alstom, em Taubaté (130 km de São Paulo), no Vale do Paraíba, num evento que comemorou os 50 anos da empresa.

Ao lado do presidente estava o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), um dos possíveis adversários de Lula nas eleições de 2006 e um dos principais críticos do governo federal.

"Não tem nada similar no mundo --não sei se na França é assim, mas no Brasil é --, em que as pessoas ficam trabalhando para que não dê certo. As pessoas ficam trabalhando pelo negativo, enquanto deveriam trabalhar pelo positivo. A nação precisa de gente que goste desse país. Que não seja pequena. Gente que não permita que a pequenez, que o pensamento da próxima eleição, ou da outra, possa desencaminhar este país."

Ao final do discurso, o presidente foi aplaudido pelas cerca de 600 pessoas, entre funcionários da empresa e convidados, que acompanhavam seu discurso. E até gritos de "olê, olê, olê, olá, Lula, Lula" puderam ser ouvidos.

Assim como no discurso que fez durante visita à nova fábrica de celulares da LG Eletronics, também em Taubaté, Lula não fez comentários diretos sobre a crise política. Mas convocou, de maneira enérgica, os empresários a investirem no país e criticou aqueles que "reclamam de tudo ao invés de ir à luta".

Leia mais
  • CPI dos Bingos quebra sigilo de Carlinhos Cachoeira

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página