Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2005 - 18h42

Lula diz que não há brasileiro capaz de lhe dar lições de ética

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que não existe brasileiro capaz de lhe dar lições de ética e moral, durante discurso na cerimônia de posse do novo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

"Quero dizer para vocês, meus companheiros, que nesse país de 180 milhões de habitantes pode ter igual, mas não tem mulher nem homem que tenha coragem de me dar lição de ética, de moral e de honestidade. Nesse país, está para nascer alguém que venha querer me dar lição de ética", afirmou.

Jefferson Coppola/FI
Lula, em evento de inauguração da Fiocruz, no Rio de Janeiro
Lula, em evento de inauguração da Fiocruz, no Rio de Janeiro
Não é a primeira vez que o presidente defende publicamente a ética de suas atitudes. Em meio à crise política que tomou conta do país, a defesa se tornou recorrente. No final do mês passado, durante a cerimônia de abertura do Congresso Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária em Luziânia (GO), o presidente afirmou que "ninguém neste país tem mais autoridade moral e ética do que eu para fazer o que precisa ser feito nesse país".

Lula destacou a fragilidade do cargo, que não tem direito a imunidade e falou que normalmente é instado a ficar quieto e a não se alterar. "O presidente é a única instituição que não tem imunidade. Qualquer um de vocês pode abrir um processo contra mim. Contra deputado não pode, contra senador não pode", disse.

Elites

As elites brasileiras voltaram a ser alvo de críticas do presidente. Ele lembrou sua origem humilde e prometeu não se abater com o cenário político conturbado. "Sou filho de pai e mãe analfabetos. O único legado que eles deixaram, não apenas para mim, mas para a família, é que andar de cabeça erguida é a coisa mais importante que pode acontecer com um homem e uma mulher. Conquistei o direito de andar de cabeça erguida nesse país e não vai ser a elite brasileira que vai fazer eu baixar minha cabeça", afirmou.

O discurso contra as elites ganhou aplausos da platéia formada por petroleiros funcionários da Petrobras. Antes da cerimônia, Lula visitou as obras da nova Unidade de Coqueamento da Reduc (Refinaria Duque de Caxias) e almoçou com os trabalhadores. Antes do discurso, ele recebeu o presidente do sindicato dos petroleiros de Duque de Caxias, recebeu presentes e autografou o macacão dos funcionários.

A contestação se resumiu a um protesto na porta da refinaria com representantes de diferentes sindicatos que protestaram contra a reforma sindical e trabalhista. A adesão, no entanto, foi baixa. O protesto contava com menos de 40 pessoas.

O presidente reafirmou em discurso que o problema do país não é o aumento da corrupção e sim a maior intensidade no combate aos corruptos. "Tenho a exata noção de que temos que ter muita serenidade, não deixar escapar nenhuma denúncia. Em apenas 30 meses, a PF sob o comando de Márcio Thomaz Bastos, já prendeu mais corruptos neste país do que nos últimos vinte anos de outros governos", disse.

Durante seu discurso, o presidente teceu críticas ao que avalia como o pessimismo dos que torcem para que as coisas dêem errado. "É o único país do mundo em que o cidadão ganha um mandato, de qualquer partido político e ao invés dos outros ficarem torcendo para que ele dê certo porque se der certo quem vai ganhar é o povo, as pessoas ficam torcendo para dar errado, ficam tentando esperar uma grande desgraça", afirmou.

Leia mais
  • Presidente Lula diz que elite brasileira não vai baixar sua cabeça
  • Saraiva apóia tentativa de Lula de desvincular governo da crise política
  • Lula diz que povo não pode ser vítima da "pequenez" do debate político
  • CPI exibe cheque de Valério para Mentor, deputado do PT

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página