Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/07/2005 - 13h43

Saiba quais são os poderes legais de uma CPI

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) em autorização legal para convocar testemunhas e requisitar diligências da Polícia Federal. A CPI não pode, porém, punir os responsáveis pelas ilegalidades cometidas.

Ao final do trabalho de investigação, as conclusões devem ser encaminhadas ao Ministério Público, "para que promova a responsabilidade civil ou criminal dos infratores", conforme a Constituição.

Uma comissão tem poderes de investigação próprios de autoridades judiciais e, por isso, é a instância mais alta do Congresso Nacional para a apuração de irregularidades.

A CPI pode quebrar os sigilos bancários, fiscais e telefônicos de pessoas investigadas ou que podem contribuir para o esclarecimento dos fatos. É necessário, porém, que os pedidos tenham uma motivação plausível e relevante. Caso contrário, pode ser contestado na Justiça.

Ao pedir a transferência dos dados sigilosos, a CPI encaminha os documentos para os órgãos competentes: Banco Central, quando se trata de informações sobre a movimentação bancária, Anatel, para a obtenção dos dados telefônicos, e Receita Federal, caso o sigilo fiscal seja quebrado.

Apesar de ter poderes para pedir informações sigilosas, não é permitido à CPI determinar a instauração de grampos telefônicos --para isso, é necessário apelar à Justiça--, prisão de pessoas --a não ser que haja flagrante--, e busca e apreensão domiciliar --pode apenas determinar a apreensão de documentos em órgãos públicos.

Leia mais
  • Dirceu se prepara para depoimento ao Conselho de Ética
  • Em nota, Valério diz que não é o único responsável pelas empresas SMPB e DNA
  • BC informa que vai colocar técnicos à disposição da CPI

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Marcos Valério
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Smart TV Smart TV Diversas ofertas a partir de R$ 856,11

    Notebook Notebook Trabalhe, estude, jogue, a partir de R$ 769,00

    Celulares | Tênis | Mais...

    Voltar ao topo da página