Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2005 - 12h21

Dirceu reúne-se com advogado e prepara depoimento ao Conselho de Ética

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O ex-ministro da Casa Civil e deputado José Dirceu (PT-SP) passa esta quinta-feira em Brasília, onde deve receber apenas seu advogado, José Luís Oliveira Lima, e se preparar para o depoimento ao Conselho de Ética da Câmara, marcado para a próxima terça-feira.

Dirceu vai passar o fim de semana em Brasília e, segundo informou sua sua assessoria, não há qualquer possibilidade de o deputado paulista pedir novo adiamento de seu depoimento ao Conselho.

Segundo o advogado de Dirceu, "o compromisso do deputado é com a verdade e ele não deixará perguntas sem respostas". O ex-ministro-chefe da Casa Civil vai falar ao Conselho na condição de testemunha e deverá explicar o seu suposto envolvimento no caso do pagamento de mesada a deputados, o chamado "mensalão".

Dirceu foi acusado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de ser um dos mandantes do esquema do "mensalão". Jefferson é alvo de representação movida pelo PL, que o acusa de quebra de decoro parlamentar por ter feito as denúncias de pagamento de mesada sem ter apresentado provas.

Ontem, o ex-ministro recebeu em seu apartamento os deputados Paulo Rocha (PT-PA), Professor Luizinho (PT-SP) e José Mentor (PT-SP). Na saída do encontro, que durou cerca de duas horas, Professor Luizinho informou que Dirceu está "tranqüilo e bem".

Ainda de acordo com a assessoria do ex-ministro, ele não vê motivos para tomar a iniciativa de acionar a Comissão de Ética do PT para dar explicações sobre o seu envolvimento com o caso dos empréstimos tomados para o partido pelo publicitário Marcos Valério de Souza, apontado por Roberto Jefferson como o operador financeiro do "mensalão".

Na avaliação de Dirceu, bem como da cúpula petista, o depoimento de Renilda Maria Santiago Fernandes de Souza, mulher de Marcos Valério, na CPI dos Correios na terça-feira, em que ela disse que o deputado petista "sabia sim" dos empréstimos, foi contraditório e não o compromete.

Leia mais
  • Professor Luizinho diz que funcionário pode ter ido ao Banco Rural em 2003
  • Esquerda do PT costura aliança para enfrentar Tarso Genro nas eleições

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Dirceu
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página