Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2005 - 20h57

Lula é recebido com manifestação em Teresina

Publicidade

YALA SENA
Colaboração para Agência Folha, em Teresina

Sindicalistas, funcionários dos Correios e militantes dos partidos PSOL e PSTU, entre outros, protestaram hoje durante a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Vila Irmã Dulce, em Teresina (PI), para visitar obras feitas na área.

Com faixas e com malas de dinheiro falso, e vestidos com cuecas sobre a roupa, os manifestantes protestaram contra a corrupção no país. Cerca de 200 manifestantes participaram do ato, segundo as lideranças do movimento.

Durante a chegada do presidente, um grupo conseguiu romper o cordão de segurança e chegou a cerca de 20 metros de Lula. Aproximadamente cem policiais militares que faziam a segurança do evento impediram que os manifestantes se aproximassem mais do presidente. Houve empurra-empurra entre os policiais militares e os manifestantes.

A Federação das Entidades Comunitárias do Piauí, uma ONG que representa parte dos manifestantes que participaram do ato, entrou durante a tarde com pedido de habeas corpus preventivo para evitar a prisão de manifestantes e a apreensão de material que foi usado durante o protesto.
O juiz federal da 1ª Vara Federal do Piauí, Clodonir Sebastião Reis, negou o pedido de habeas corpus. Durante a manifestação não houve prisões.

Distribuição de dinheiro

Durante a participação de Lula no ato, os manifestantes na platéia chegaram a distribuir notas falsas de R$ 100 e R$ 20 ao restante do público.

O presidente do diretório estadual do PSTU, Gervásio Santos, disse que "a manifestação ocorreu para mostrar ao presidente e a sociedade que o povo está insatisfeito com os rumos do governo federal".

O diretor de comunicação da Federação das Entidades Comunitárias do Piauí, Dimas Leandro Batista, afirmou que o protesto ocorre em razão de uma necessidade de mostrar ao país que Lula não é uma unanimidade no Estado. Para ele, a região onde Lula passou foi maquiada.

"É um teatro ao ar livre, nunca se viu tanta polícia e tantos tratores trabalhando por aqui."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o presidente Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página