Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2005 - 09h29

CPI do "Mensalão" decide convocar Marcos Valério e Cristiano Paz

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

A CPI da Compra de Votos decidiu nesta quinta-feira convocar na próxima semana os publicitários Marcos Valério Fernandes de Souza e Cristiano Paz para depor na comissão. Valério é apontado como o operador do "mensalão" e Paz é seu sócio em uma agência de publicidade.

Hoje, a partir das 9h, será tomado o depoimento do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). A expectativa é de que ele traga pelo menos um fato novo, como fez no Conselho de Ética, na terça-feira.

"Espero que ele fale alguma coisa. A informação que a gente tem é de que ele vai falar a conta-gotas, isto é, uma denúncia nova a cada vez que depuser", afirmou a deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP), que é integrante da CPI.

Zulaiê informou que ela e o vice-presidente da comissão, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), têm encontro marcado com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Nelson Jobim, às 11h30. A partir das 16h, os dois se encontrarão com o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza.

Os dois congressistas foram incumbidos de intermediar a liberação dos documentos requeridos pela CPI. "Estão escondendo informações. Nem o Supremo, nem a Polícia Federal, nem o Ministério Público enviaram tudo que têm", afirmou Zulaiê.

Ontem, os senadores Romeu Tuma (PFL-SP) e Eduardo Suplicy (PT-SP) estiveram com o diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda, para pedir o envio das cópias de depoimentos e documentos em poder da PF referentes ao "mensalão".

Zulaiê informou ainda que na reunião administrativa de ontem, a CPI chegou a um acordo de tentar ouvir primeiro as pessoas que ainda não foram ouvidas pela CPI dos Correios. Isso serviria para agilizar os trabalhos. Ela lamentou o atraso no inicio dos trabalhos da CPI do "Mensalão". "Perdemos os meses de junho e julho. No mínimo, perdemos três preciosas semanas de trabalho por má vontade do governo."

O vice-presidente da CPI do "Mensalão" informou que o Ministério Público enviou ontem à noite para a comissão parte dos documentos requeridos, entre eles o último depoimento prestado por Marcos Valério. No depoimento, o publicitário confirma a lista de sacadores e reafirma que o ex-ministro José Dirceu (PT-SP) sabia dos empréstimos.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página