Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/08/2005 - 16h40

Discurso de Lula foi insuficiente, diz Genro

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

O presidente do PT, Tarso Genro, afirmou hoje que o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à nação foi "insuficiente", durante entrevista coletiva na Associação de Jornalistas Estrangeiros no Rio.

Genro afirmou à imprensa internacional que o discurso deve ser o primeiro de uma série. "Acho que o presidente fez um primeiro pronunciamento à nação, na minha opinião, ele deve fazer uma série. Se fosse esse exclusivamente eu diria que foi insuficiente. O presidente vai falar mais tarde, ainda, em outras oportunidades e vai apresentar ações do governo no sentido de debelar a crise", disse.

Durante a manhã, Genro participou de reunião no diretório do PT no Rio. Ele disse que estes encontros são importantes para a "refundação do partido". Ele afirmou também que era hora de reaproximar o partido das massas e que o Rio deve ter um papel simbólico nessa hora por causa da intervenção que sofreu na eleição da família Garotinho.

Genro enfatizou que o presidente fez um pedido de desculpas à população. Ele disse acreditar que Lula não sabia do financiamento paralelo da companha. "Eu acredito que o presidente não soubesse, se eu acreditasse que ele sabia apoiaria o impeachment do presidente", afirmou.

Questionado sobre como Lula vai conseguir manter a autoridade como presidente depois de mostrar desconhecimento sobre eventos que ocorreram num partido cuja história política se confunde com a do próprio presidente, Genro afirmou que figura nos quadros do partido há anos e só tomou conhecimento do nome do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza pelos jornais.

"Eu convivo nas instâncias do partido há muito tempo. Isso que ocorreu é fruto de graves erros de dirigentes partidários e, na minha opinião, dá total credibilidade a que o presidente foi abalado pelas atitudes de pessoas com quem tinha relacionamento, mas que não mereciam essa confiança", disse.

Leia mais
  • PSOL quer plebiscito para decidir sobre continuidade de Lula no cargo
  • Presidente do PL diz que Lula sabia de repasse de verba
  • Oposição mira destruir o PT, não o impeachment de Lula, diz Genro
  • Oposição diz que discurso piora situação do governo

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise no governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página