Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2005 - 15h15

Veja repercussão sobre a morte de Miguel Arraes

Publicidade

da Agência Folha

O presidente nacional do PSB (Partido Socialista Brasileiro), deputado federal Miguel Arraes, morreu neste sábado aos 88 anos, em Recife (PE). Ele estava internado há 59 dias na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Esperança, em Recife (PE).

Nascido em 15 de dezembro de 1916 em Araripe (CE), Arraes teve forte atuação na política regional pernambucana. Foi para o Rio de Janeiro estudar direito em 1932. Iniciou sua vida pública em 1947, indicado para a chefia da Secretaria da Fazenda pernambucana pelo ex-presidente do IAA (Instituto do Açúcar e do Álcool).

Veja, abaixo, declarações sobre a morte do deputado:

Germano Rigotto (PMDB), governador do Rio Grande do Sul: "O Brasil perde um nome histórico na política e na evolução da sociedade brasileira. Junto com Leonel Brizola, tornou-se um dos protagonistas da trajetória política do Brasil. Um homem de coragem e que sempre defendeu suas posições fortes."

Lúcio Alcântara (PSDB), governador do Ceará: "O Ceará tem sido sempre um Estado pródigo de fornecer grandes homens ao Brasil. E um deles nos últimos anos sem dúvida alguma foi Miguel Arraes, que é uma referência da luta do país pela democracia, pelo combate da injustiça e da desigualdade social. É uma figura marcante na história política do Brasil moderno e foi um grande líder. Estamos todos lamentando muito o seu desaparecimento."

Zeca do PT, governador de Mato Grosso do Sul: "A morte de Miguel Arraes é uma perda não só para a esquerda histórica brasileira mas para todo o país, num momento especialmente crítico da vida nacional. Arraes foi, pelo seu exemplo de vida pública, a evidência de que a coerência ideológica e a intransigência com a ética são atributos dos líderes autênticos, por isso ele fará muita falta ao Brasil."

Cássio Cunha Lima (PSDB), governador da Paraíba: "O Brasil, e particularmente o Nordeste, perde um homem público que sempre teve uma trajetória de coerência, de luta pela justiça social, um homem que teve uma visão humanística muito ampla. E todos nós estamos lamentando o seu desaparecimento e reconhecendo a sua trajetória de vida de contribuição ao Nordeste e ao Brasil."

Aécio Neves (PSDB), governador de Minas Gerais: "Miguel Arraes é um dos mais importantes e emblemáticos líderes políticos da história do Brasil. Está inscrito entre os democratas que heroicamente resistiram ao regime ditatorial e reconquistaram a democracia usurpada. Mais do que um nome, Arraes é uma lenda que alimentará as esperanças e os sonhos de muitas gerações de brasileiros. Que sua história e sua memória inspirem o país e seus mandatários nesse momento tão difícil da vida nacional."

Leia mais
  • Arraes era símbolo de resistência e luta pela democracia, diz Tasso
  • Deputado Miguel Arraes morre aos 88 anos em Recife
  • Arraes perdeu eleição para antigo aliado em 1998

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Miguel Arraes
  • Leia cobertura sobre a morte de Miguel Arraes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página