Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2005 - 17h51

Veja mais repercussão sobre a morte de Miguel Arraes

Publicidade

da Folha Online

O presidente nacional do PSB (Partido Socialista Brasileiro), deputado federal Miguel Arraes, morreu neste sábado aos 88 anos, em Recife (PE). Veja, abaixo, declarações sobre a morte do deputado:

Severino Cavalcante (PP), presidente da Câmara dos Deputados: "Homens como ele nos fazem entender que o importante na luta é a convicção de ideais e a busca incessante pelo cumprimento daquilo em que acreditamos. Sem dúvida, a obstinação e o afinco deste homem público são exemplo para a história política pernambucana e brasileira. Torna-se ainda mais penosa a perda de Arraes no momento político que atravessamos. Sua presença sempre foi referencial para a ética entre os homens públicos."

José Dirceu (PT), deputado federal (SP): "Lamento profundamente a morte de Miguel Arraes, um dos principais líderes políticos do país há quase 50 anos, com quem tinham uma relação afetiva muita próxima. Arraes foi e continuará sendo um exemplo para todos nós que lutamos por justiça social. Ele dedicou a vida toda ao Brasil e ao povo brasileiro, especialmente ao Nordeste do país, onde semeou idéias e ideais que ficarão registrados para sempre na história da luta contra a desigualdade."

Ideli Salvatti (PT), senadora (SC): "É uma figura que nos faz, nesse momento tão delicado de crise política que o país está vivenciando, relembrar uma história de luta. É um alento para todos nós que precisamos tirar energia de todos os cantos, da nossa alma, da nossa inteligência, da nossa capacidade operacional para dar continuidade aos destinos do nosso país com a mesma eficácia, o mesmo vigor e a determinação que Miguel Arraes deu ao longo de toda a sua vida de forma inequívoca."

Jaques Wagner (PT), ministro da Coordenação Política: "Miguel Arraes sempre foi um aliado de primeira hora do governo Lula. Seu exemplo de integridade e humildade sertaneja marcou sua vida pública e a história das lutas populares por um país melhor, pautada pela ética e a coerência na ação. Sua prática política sempre valorizou o diálogo, a humildade sertaneja e a integridade do homem público simples e digno. É uma referência nacional para os atuais e futuros políticos."

Renato Casagrande (PSB), líder do partido na Câmara: "Miguel Arraes deixa como lição a determinação e a persistência em militar na vida pública enfrentando todas as dificuldades."

Roberto Amaral (PSB), vice-presidente do PSB: "No momento em que o Brasil, a República, nós estamos vivendo uma tragédia. Em que a experiência e a biografia dele teriam um papel insubstituível. É uma perda muito grande para os socialistas, para os democratas e para os que sempre lutaram pela emancipação do pais. Nós vamos honrar a memória dele continuando a sua luta."

José Serra (PSDB), prefeito de São Paulo: "É um homem que marcou, inegavelmente, sua presença no século passado e no começo deste século. Quando se escrever a respeito da história do Brasil nas últimas décadas, certamente Miguel Arraes será lembrado como um dos seus personagens mais importantes."

José Agripino (PFL), líder do PFL no Senado: "Há os que concordam e não concordam com sua ideologia, mas há um traço de união entre todos: respeito a sua probidade, a sua correção de caráter e a sua forma de ser. Um brasileiro sério que deixa um exemplo para o Brasil e saudades para Pernambuco."

Rosinha Matheus (PMDB), governadora do Rio de Janeiro: "O governo do Estado do Rio de Janeiro lamenta a perda de uma das mais importantes personalidades da política brasileira, que lutou durante toda a vida pela população de seu estado. Sua atuação em defesa da democracia e dos interesses nacionais ficará como exemplo para as futuras gerações."

Germano Rigotto (PMDB), governador do Rio Grande do Sul: "O Brasil perde um nome histórico na política e na evolução da sociedade brasileira. Junto com Leonel Brizola, tornou-se um dos protagonistas da trajetória política do Brasil. Um homem de coragem e que sempre defendeu suas posições fortes."

Lúcio Alcântara (PSDB), governador do Ceará: "O Ceará tem sido sempre um Estado pródigo de fornecer grandes homens ao Brasil. E um deles nos últimos anos sem dúvida alguma foi Miguel Arraes, que é uma referência da luta do país pela democracia, pelo combate da injustiça e da desigualdade social. É uma figura marcante na história política do Brasil moderno e foi um grande líder. Estamos todos lamentando muito o seu desaparecimento."

Zeca do PT (PT), governador de Mato Grosso do Sul: "A morte de Miguel Arraes é uma perda não só para a esquerda histórica brasileira mas para todo o país, num momento especialmente crítico da vida nacional. Arraes foi, pelo seu exemplo de vida pública, a evidência de que a coerência ideológica e a intransigência com a ética são atributos dos líderes autênticos, por isso ele fará muita falta ao Brasil."

Cássio Cunha Lima (PSDB), governador da Paraíba: "O Brasil, e particularmente o Nordeste, perde um homem público que sempre teve uma trajetória de coerência, de luta pela justiça social, um homem que teve uma visão humanística muito ampla. E todos nós estamos lamentando o seu desaparecimento e reconhecendo a sua trajetória de vida de contribuição ao Nordeste e ao Brasil."

Aécio Neves (PSDB), governador de Minas Gerais: "Miguel Arraes é um dos mais importantes e emblemáticos líderes políticos da história do Brasil. Está inscrito entre os democratas que heroicamente resistiram ao regime ditatorial e reconquistaram a democracia usurpada. Mais do que um nome, Arraes é uma lenda que alimentará as esperanças e os sonhos de muitas gerações de brasileiros. Que sua história e sua memória inspirem o país e seus mandatários nesse momento tão difícil da vida nacional."

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Arraes era símbolo de resistência e luta pela democracia, diz Tasso
  • Deputado Miguel Arraes morre aos 88 anos em Recife
  • Arraes perdeu eleição para antigo aliado em 1998

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Miguel Arraes
  • Leia cobertura sobre a morte de Miguel Arraes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página