Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2010 - 09h53

Lula faz homenagem a Octavio Frias de Oliveira

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

O empresário Octavio Frias de Oliveira foi homenageado de forma póstuma ontem pelo governo com a Ordem do Mérito das Comunicações Jornalista Roberto Marinho, condecoração a personalidades que se destacaram no setor de comunicações no país.

A comenda foi concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no grau de grã-cruz, a mais elevada de suas cinco classes. Frias, publisher do Grupo Folha, morreu aos 94, em abril de 2007.

O governo homenageou também os jornalistas Alberto Dines e Armando Nogueira, que morreu ontem, aos 83. Maria Cristina Frias, colunista da Folha, recebeu no gabinete do presidente a homenagem a seu pai. O ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, também participou da solenidade.

Pela Folha, estavam presentes Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal, e Melchiades Filho, diretor-executivo da Sucursal de Brasília.

"Uma das maiores contribuições do meu pai foi a de que um veículo de comunicação precisa ser independente e pluralista, porque o público quer conhecer todos os lados dos fatos e isso era muito da personalidade dele, uma pessoa sempre pronta a ouvir o outro lado", disse Maria Cristina.

"Escolhemos três nomes que são realmente ícones da imprensa brasileira. Convivi muito pouco com "seu" Frias, porém o bastante para me lembrar de seus gestos muito atenciosos", disse o ministro Hélio Costa (Comunicações).

Dines, que dirigiu o "Jornal do Brasil" nos anos 60 e introduziu a crítica regular do jornalismo no país, afirmou que "foi uma cerimônia sem grandes pompas, mas teve uma mensagem muito clara do presidente, que ele tem o maior respeito pela imprensa nas suas duas vertentes: um publisher e um jornalista de batente".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página