Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2005 - 08h20

Lamas e Palmieri depõem hoje na CPI do Mensalão

Publicidade

da Folha Online

Com o objetivo de acelerar os trabalhos, o comando da CPI do Mensalão decidiu realizar nesta terça-feira a tomada de dois depoimentos. Serão ouvidos hoje, a partir das 11h30, os ex-tesoureiros do PL, Jacinto Lamas, e do PTB, Emerson Palmieri. Amanhã, no mesmo horário, a CPI tomará o depoimento do ex-tesoureiro petista, Delúbio Soares.

O presidente da comissão, senador Amir Lando (PMDB-RO), afirmou que o depoimento dos tesoureiros é fundamental para que a comissão tenha conhecimento do "caminho do dinheiro".

A CPI já ouviu o denunciante do esquema do "mensalão", deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Ele é acusado de gerir um esquema de corrupção dentro dos Correios para pagamento de propinas. A denúncia veio à tona com a divulgação de uma fita de vídeo em que o ex-diretor do Departamento de Contratação e Administração de Material dos Correios Maurício Marinho detalha a dois empresários o esquema.

Em contrapartida, Jefferson concedeu entrevista onde denunciou a existência do suposto pagamento de mesada a parlamentares da base.

A comissão também já ouviu o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado como o operador financeiro do "mensalão". Agora, a CPI quer investigar os distribuidores dos recursos e, por fim, quem recebeu o dinheiro, segundo explicou Lando.

A CPI dos Correios, que apesar do nome também está investigando o suposto esquema de distribuição de dinheiro a parlamentares, o chamado "mensalão", já encaminhou à presidência da Câmara o pedido de abertura de processo de cassação de mandato de 15 deputados supostamente envolvidos no esquema.

Estes deputados deverão ser ouvidos, no entanto, na CPI do Mensalão. Mesmo com todas as denúncias envolvendo seu nome, o deputado José Dirceu (PT-SP), ex-ministro-chefe da Casa Civil, não consta da lista.

Apesar de tentar estabelecer uma lógica no cronograma de trabalhos da CPI, Lando reconhece que está difícil cumprir esta meta, já que a cada dia "surge um novo escândalo". Além de ouvir os depoimentos dos tesoureiros do PTB e PL, a CPI vai eleger também o seu novo vice-presidente e votar o requerimento para que seja feita uma acareação entre os publicitários Marcos Valério Fernandes de Souza e Duda Mendonça.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) renunciou na última quinta-feira ao cargo de vice-presidente da CPI do Mensalão.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Emerson Palmieri
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página