Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2005 - 20h41

Marinho confirma que Silvio Pereira apadrinhou licitação fraudulenta

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

Nos dez dias em que prestou depoimento ao Ministério Público, o ex-chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material dos Correios Maurício Marinho revelou detalhes de uma licitação direcionada a pedido do ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira.

O processo de compra de microcoletores de dados, docas e impressoras portáteis teve como ganhadores os distribuidores da empresa HHP no Brasil. As informações de que haveria ingerência de Sílvio Pereira no processo "circulavam dentro da própria área de tecnologia" e foram confirmadas a Marinho por Edilberto Petry, assessor do ex-diretor de Ciência e Tecnologia dos Correios Eduardo Medeiros.

De acordo com o depoimento, Petry teria dito a ele que Silvio era "o padrinho" da HHP em acordo com Eduardo Medeiros, indicado para o cargo pelo ex-secretário do PT. No processo de licitação, outra empresa saiu vencedora do pregão, fato que teria deixado Petry "muito nervoso". A vitória de outra empresa seria "ruim para todo o esquema".

Diante da derrota da HHP, Petry teria designado técnicos da área que geria para analisarem os equipamentos da empresa vencedora e compará-los às especificações técnicas do edital da licitação. A ação levou o departamento jurídico dos Correios a cancelarem o processo de concorrência porque as especificações estavam "casadas com os equipamentos produzidos pela HHP".

Leia mais
  • Marinho admite propina nos Correios e diz que "agrados" acontecem desde 2002
  • CPIs entram em confronto e disputam depoimentos
  • CPI barra quebra de sigilos do presidente do Sebrae
  • CPI dos Correios marca depoimento de Gushiken e de Daniel Dantas

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página