Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2010 - 04h41

Ex-candidata francesa diz a Dilma que "mulheres podem vencer"

Publicidade

da Efe, em Brasília

A líder socialista francesa Ségolène Royal transmitiu hoje à candidata presidencial brasileira Dilma Rousseff a mensagem de que as "mulheres podem vencer" uma disputa eleitoral.

"Uma campanha eleitoral é sempre difícil, mas nós temos que persistir, porque as mulheres podem vencer", afirmou Royal em declarações à imprensa durante um encontro com a ex-ministra da Casa Civil e agora candidata à Presidência da República pelo PT.

Royal, presidente do conselho regional da região francesa de Poitou-Charentes e ex-candidata presidencial na França, se reuniu com Dilma em um hotel de Brasília antes de ser recebida em audiência privada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A socialista francesa foi derrotada nas eleições de 2007 pelo agora presidente francês, Nicolas Sarkozy, mas nas eleições regionais de março foi a grande vencedora e fortaleceu a oposição.

"Foi um conselho de uma mulher vitoriosa. Nós, as mulheres, somos pessoas determinadas", comentou Dilma, que conheceu a política francesa no Fórum Social de Belém, realizado em 2009.

Segundo Royal, "a eficácia econômica e social seguem juntas. Isso está no programa político de Dilma. Os valores humanos são superiores aos financeiros".

Dilma comparou a carreira política de ambas. "Ela é uma conhecida líder socialista. Minha trajetória foi construída dentro dos movimentos de esquerda. Guardadas as diferenças da realidade da França, temos trajetórias semelhantes", apontou.

Antes da reunião com Royal, Dilma recebeu o presidente chileno, Sebastián Piñera, e qualificou o encontro como "muito interessante para manter a relação estratégica do Brasil com o Chile e com a Unasul (União de Nações Sul-Americanas)".

No dia 15 de abril, Dilma terá uma reunião particular em Brasília com o presidente sul-africano, Jacob Zuma, anunciaram seus assessores.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página